X
    Categories: +Cotidiano

Disseram que ele era louco por comprar aquelas terras erodidas, mas ele plantou 50 mil árvores e agora vive em sua própria floresta


As pessoas que conheciam Antonio Vicente achavam que ele estava louco, porque quem compraria um pedaço de terra erodida a 200 quilômetros de São Paulo, no Brasil? Mas elas estavam erradas.

ADVERTISEMENT

Antonio começou a plantar árvores há 40 anos e hoje ele habita sua própria floresta, cercada pela natureza e pela vida.

Veja a história dele!

“Quando comecei a plantar, as pessoas me disseram: ‘Você não poderá comer as frutas, porque a planta leva 20 anos para dar frutos’, disse Antonio Vicente a Gibby Zobel, repórter da BBC. “Eu disse a eles: ‘Vou plantar essas sementes, porque alguém plantou as árvores cujos frutos estou comendo agora, então vou plantá-las para que outras pessoas possam comê-las.’

ADVERTISEMENT

video screengrab

Agora com 85 anos de idade, Vicente vive neste habitat que está localizado em terras que ele comprou em 1973, durante o governo militar. Na época, o governo ofereceu instalações e créditos para desenvolver a tecnologia agrícola, porque eles queriam impulsionar o desenvolvimento da agricultura no país.

ADVERTISEMENT

Atualmente, Antonio Vicente vive cercado por árvores que se tornaram sua casa por 40 anos.

 

Uma ideia para o futuro

bbc

Ele cresceu em uma grande família de trabalhadores rurais. Já naqueles tempos ele via com preocupação a destruição que estava se expandindo nos campos, nas florestas, na fauna e na flora. Ao longo dos anos, isso causou em muitas comunidades o desaparecimento de água nessas terras.

ADVERTISEMENT

Vicente comentou com um repórter da BBC: “Quando eu era criança, os camponeses cortavam as árvores para criar pradarias e carvão, a água secava e não voltava”.

bbc

“Eu pensei: a água é valiosa, ninguém fabrica água e a população não para de crescer, o que vai acontecer é que nós ficaremos sem água”.

ADVERTISEMENT

As árvores são extremamente importantes porque, graças a elas, a água é absorvida e retida no solo graças às suas raízes, o que também ajuda a evitar a erosão do solo.

Ele começou com essa ideia, plantando pouco a pouco até alcançar 50 mil árvores que agora formam uma floresta tropical extraordinária.

ADVERTISEMENT

 

Recuperando a floresta

bbc

Depois de viver no campo, Vicente mudou-se para a cidade onde encontrou trabalho como ferreiro.

Com o que ele ganhou, ele juntou um dinheiro e vendeu seu negócio com o qual ele conseguiu comprar em um lugar nas montanhas baixas, 30 hectares de terra perto de uma cidade de 5 mil habitantes, chamada San Francisco Xavier.

ADVERTISEMENT

video screengrab

Vicente confessou: “Em um momento acabei morando debaixo de uma árvore porque não consegui pagar o aluguel. Eu me banhei no rio e vivi debaixo da árvore cercada por raposas e ratos. Juntando muitas folhas, fiz uma cama e dormi lá. Mas eu nunca ficava com fome, porque comia sanduíches de banana, comia frutas de almoço e jantar”.

ADVERTISEMENT

Depois de muita dedicação, ele plantou toda aquela floresta e desenvolveu um ecossistema lindíssimo, gerando água novamente na floresta tropical, que se tornou sua casa e dá a ele tudo o que necessita para viver. Vicente se sente feliz e satisfeito ao ver que ele retornou à terra da maneira que aprendeu com os seus antepassados!

ADVERTISEMENT

 

O que você achou deste artigo? Por favor, deixe seus comentários abaixo! Não se esqueça de curtir a nossa página para ler mais matérias como esta! :-)

 

Vídeo recomendado!

Homem Empurra Com As Próprias Mãos Um Carro Que Estava Bloqueando A Entrada Da Casa

ADVERTISEMENT