X
    Categories: +Bem estar

16 coisas que toda futura mamãe precisa saber


 

ADVERTISEMENT

Há muitas mudanças que ocorrem em seu corpo quando você está grávida. E a maioria delas não são ensinadas nas aulas de saúde. Por isso, muitas mulheres aprendem sobre o que acontece em seu corpo durante a gestação, quando estão realmente grávidas.

ADVERTISEMENT

Algumas das coisas que você pode experimentar durante a gravidez podem ser bastante chocantes.

Além disso, nem toda pessoa tem exatamente a mesma gravidez, então o que aconteceu em um corpo pode não acontecer em outro.

Se você não tinha idéia sobre o que acontece com o corpo humano durante a gravidez, então este artigo está aqui para iluminá-lo um pouco. Aqui estão 16 das coisas mais comuns pelas quais tem de se passar durante a gravidez, durante o parto e após o parto.

ADVERTISEMENT

Alteração do tom e da textura da pele 

via Tumblr

Durante a gravidez, o excesso de hormônios geralmente causa alguma alteração na pele da gestante.


Esquecimento

via ABC / Tumblr

As mulheres grávidas tendem a esquecer muito. Também é conhecido como “momnesia” ou “cérebro da gravidez”. Quando você está grávida você esquece quase tudo, e isso pode ser um tanto quanto angustiante para a gestante. O esquecimento na gravidez é causado por menos oxigênio no sangue.

ADVERTISEMENT

Cabelos mais grossos e unhas longas

via Tumblr

Por causa de todos os hormônios extra durante a gravidez, é comum que as mulheres grávidas fiquem com cabelos mais grossos e unhas mais longas. De repente, o cabelo cresce mais grosso do que o normal e a gestante não consegue acompanhar a taxa com a qual as unhas crescem. Após a gravidez, surpreendentemente, isso simplesmente cessa.

ADVERTISEMENT

Certas coisas da gestação são meio… eca!

via Tumblr

A partir do segundo trimestre, um bebê bebe o seu próprio xixi! Bebês fazem xixi no útero e o xixi é filtrado de volta, daí eles bebem e então fazem xixi de novo. É um ciclo vicioso.

ADVERTISEMENT


Sem Victoria’s Secret por um tempo

via SurkaalPoet / Instagram

Depois que uma mulher deu à luz, ela precisará usar roupas íntimas de malha macias com almofadas embutidas porque o útero se livra de diversas substâncias da gravidez. Algumas mulheres também liberam leite materno involuntariamente.

ADVERTISEMENT

Constante vontade de fazer xixi

via Mark Waters

No terceiro trimestre, o peso de um bebê pressiona a bexiga, fazendo com que a maioria das mamães tenha que fazer xixi com bastante freqüência. Isso também é causado pelo fluxo sanguíneo para o rim que aumenta de 35% para 60% durante a gravidez.

ADVERTISEMENT

Linha Negra

via Pixabay

Durante a gravidez, é comum desenvolver “linea nigra”, que é uma linha escura que desce pelo centro do estômago. Geralmente, isso é temporário durante a gravidez, mas também é possível permanecer por um longo período de tempo.

ADVERTISEMENT

 

Pós-parto

via Wikimedia

Quando uma mulher dá à luz, ela o faz duas vezes. Primeiro vem a criança e depois a placenta. Pode levar alguns minutos até a placenta descer.

Sem privacidade

ADVERTISEMENT
via Tumblr

Às vezes, estudantes de medicina observam uma pessoa dar à luz. Eles não estão necessariamente lá para ajudar, mas para aprender e observar. Isso talvez seja algo para se pensar antes de dar a luz… se você não gosta da ideia, fale com a pessoa responsável pelo parto.

ADVERTISEMENT

Shed No Tears

via Dreamworks / Tumblr

Aparentemente, enquanto um bebê ainda está no útero, ele pode chorar. Os médicos não acreditam que o bebê esteja necessariamente chateado, mas sim que está apenas praticando para quando chegar a hora. Ainda assim, parece meio triste e assustador dizer que um bebê está chorando durante o ultra-som.

ADVERTISEMENT

Mais propensas a quebrar

via Pexels

Durante a gravidez, é mais provável que uma mulher quebre um osso devido a um hormônio chamado relaxina. O hormônio permite que as articulações se amoleçam para que os quadris e a pelve possam se abrir para o nascimento. Cuidado!

ADVERTISEMENT

Sentimentos fortes e intensos

via Mark Waters

A placenta produz mais estrogênio em um dia do que uma mulher não gravida poderia produzir em três anos. É por isso que as mulheres grávidas ficam muito sensíveis e perceptivas, e podem inclusive ter problemas de depressão.

ADVERTISEMENT

A barriga fica por um tempo

Mesmo após o parto, a barriga não volta automaticamente ao normal. Leva mais de seis semanas para que o útero retroceda. É por isso que muitas mulheres ainda parecem grávidas mesmo depois do nascimento do bebê.

ADVERTISEMENT

Muco

point 4 |
via Tumblr

Durante a gravidez, alguns mucos que são liberados pelo útero durante a ovulação se acumulam no colo do útero.point 186 | Este muco engrossa e acaba servindo para bloquear qualquer tipo de infecção da vagina que poderia afetar o bebê.point 280 |

ADVERTISEMENT

As mulheres grávidas costumam descartar este “tampão mucoso” à medida que seu corpo se prepara para o trabalho de parto, e ele pode sair claro, rosa ou ligeiramente sangrento.point 160 | 1

Revestimento do bebê

via Wikimedia

Ao nascer, a maioria dos bebês nasce com um líquido cremoso, um revestimento conhecido como “vernix caseosa”. Esse revestimento protege a pele do bebê da exposição do líquido amniótico no útero. Pode ser um pouco alarmante, mas definitivamente é apenas uma coisa estranha que se deve aceitar sobre o parto. A natureza é sábia.

ADVERTISEMENT

Inchaço dos pés

via Flickr

Ter os pés inchados durante a gravidez é totalmente normal e esperado. Isto se dá pelos fluidos extra produzidos no corpo da gestante. As mulheres geralmente verão seus pés incharem até não conseguirem calçar os sapatos que sempre calçaram. E é possível que os pés nunca mais voltem ao tamanho anterior.

ADVERTISEMENT

Estas são as 16 coisas que todas as mães gostariam que outras mulheres soubessem, para que a surpresa não seja desagradável. Esses fatos podem não ser glamurosos, mas fazem parte do trabalho de ter um filhinho. Esperamos que esta lista ajude você a se preparar para ser uma mãe fantástica no futuro!

ADVERTISEMENT