X
    Categories: +Bem estar

Estas são 11 razões pelas quais você está sofrendo de dores intensas nos pés


 

ADVERTISEMENT

É muito comum que depois de um dia cansativo, nós cheguemos em casa e a primeira coisa que queiramos é uma boa massagem nos pés. A dor constante ou temporária é algo que precisa ser tratado. Muitas vezes temos soluções em mãos ou em casa que nos permitem descansar e aliviar as dores nos pés, mas em outras ocasiões, devemos recorrer a um especialista.

ADVERTISEMENT

Em seguida, mostraremos alguns sintomas pelos quais é provável que você esteja sofrendo dessas dores, às vezes até intensas.

#1 Fascitis plantar

É uma doença que produz inflamação e dor nos calcanhares. Normalmente, há muita dor ao caminhar, especialmente nas manhãs ao levantar-se. A fascite pode ser tratada com calçado especial, descanso, alongamento, massagem ou, no pior dos casos, procedimentos médicos, onde todo o tecido danificado é removido.

ADVERTISEMENT

#2 Excesso de peso

point 15 |
© istock

Quando o peso aumenta, a carga cai principalmente nos pés.point 121 | Isso é muito comum, por exemplo, em mulheres grávidas ou com excesso de peso.point 185 | Mas, além de inchaço ou dor, o quadro também pode causar alguns problemas, como tendinite, arcos caídos, fascite plantar ou artrite.point 297 |

ADVERTISEMENT

O exercício é uma boa alternativa para resolver estes problemas; você também deve procurar um especialista e usar sapatos ortopédicos.point 115 | point 115 | 1

#3 Calo

A pele dos pés é severamente afetada pelo uso de sapatos apertados, sapatos de salto alto, pés chatos, entre outros. Isso colabora para a formação de calos e rachaduras ao longo do tempo. O atrito do pé deve ser minimizado com calçados esportivos ortopédicos que ajudarão a reduzir esses desconfortos. Você também pode ir a um podólogo ou procurar produtos especiais para esse tipo de problema.

ADVERTISEMENT

#4 Cãibras nos dedos

© istock

Algumas pessoas sofrem de gastrocnêmio, mais conhecido como cãibras nos dedos dos pés. Estes geralmente aparecem em casos de desnutrição, fadiga extrema ou desidratação. Estas cãibras aparecem principalmente no período da manhã, mas podem ser prolongadas ao longo do dia. Recomenda-se usar calçado confortável e aumentar a quantidade de eletrólitos.

ADVERTISEMENT

#5 Pé chato

Trata-se de uma doença que pode trazer, a longo prazo, conseqüências mais graves, como problemas nos pés e até nos joelhos. Alguns nascem com o arco abaixado e outro é gerado ao longo de sua vida, geralmente isso nem sempre causa dor, mas se há desconforto no arco ou nos calcanhares, é necessário não usar saltos muito altos ou sapatos muito lisos. Inclusive, é aconselhável usar modelos especiais de calçados.

ADVERTISEMENT

#6 Uso de sapatos ruins

© istock

Muitas vezes não damos muita importância a esse aspecto, mas percebemos até que sentimos desconforto. Usar sapatos ruins pode causar dor e ocasionalmente causar calos, lesões, deformidades ou pés chatos. É necessário alterar o seu tipo de calçado, dependendo do seu problema. Andar descalço ajudará a reduzir a dor.

ADVERTISEMENT

#7 Artrite

Esta condição é muito comum em pessoas idosas, afetando especialmente as articulações do pé pelo desgaste e produzindo uma inflamação considerável. Nos pés, o problema é mais concentrado nos calcanhares, nos tornozelos e nos dedos dos pés. Embora seja uma doença de pessoas idosas, há também casos de pessoas de 40 anos ou menos que podem apresentar a a doença. Recomenda-se consultar um especialista, usar sapatos ortopédicos e cuidar para não engordar. 

ADVERTISEMENT

#8 Unhas encravadas 

© istock

As unhas encravadas, além de terem uma aparência ruim, tornam-se extremamente dolorosas. Quando isso acontece, elas devem ser removidas, de preferência com um especialista. Isso é causado de várias maneiras, seja por algo fisiológico ou por usar sapatos muito apertados ou desconfortáveis.

ADVERTISEMENT

#9 Fratura por estresse

Este tipo de fratura é o resultado de certos micro traumas acumulados, assim como rachaduras que foram geradas por algum tempo. Isso deve ser diagnosticado por um médico especialista e geralmente requer uma tala especial. Muitas vezes, é causada pelo aumento do peso excessivo sobre os ossos dos pés, causando fraturas.

ADVERTISEMENT

#10 Tendinite ou calcanhar de Aquiles

© istock

Nesta condição, os músculos ficam inflamados causando dor e desconforto ao caminhar. Pode acontecer com qualquer pessoa, mas é muito comum em atletas. Em geral, gelo e bolsas de calor são recomendados, além de exercícios específicos e alongamentos.

ADVERTISEMENT

#11 Neuroma de Morton

É caracterizada pela inflamação do tecido e do nervo debaixo do pé. Normalmente, há sintomas como dores agudas entre os dedos, formigamento e queimação ou às vezes também dormência. Recomenda-se a ajuda de um profissional que recomende um calçado adequado ou modelos especiais.

ADVERTISEMENT

Lembre-se que o corpo está perfeitamente relacionado, é um conjunto que funciona completamente; um problema nos pés pode desencadear consequências em outras partes do corpo. Portanto, lembre-se de que é importante ir ao médico se você se identificar com qualquer uma das condições acima destacadas. 

ADVERTISEMENT

E então, o que você achou desse artigo? Por favor, deixe sua opinião na seção de comentários abaixo.

E compartilhe este post seus amigos no Facebook!

Vídeo recomendado!

10 sinais de que a sua circulação sanguínea está com baixo índice de oxigênio