X
    Categories: + Moda e Beleza+Bem estar+Criatividade+Gratidão

Fotógrafo retrata a beleza de pessoas incomuns – seu trabalho é incrível!


Muitas pessoas se sentem desconfortáveis com alguma parte de seu corpo, algumas até se sentem muito inseguras quanto à sua aparência física; no geral, apesar de todos nós termos algo único e insubstituível, a maioria das pessoas está realmente satisfeita com a sua aparência.

ADVERTISEMENT

Há também milhares de estigmas e imposições sociais de formas de beleza que, ao invés de realmente gerar algo bonito, nos fazem sentir inferiores e fora de lugar. Esses padrões são tão fortes e os vemos em tantos lugares, que ao final nenhum de nós tem liberdade para decidir qual tipo de beleza queremos ter.

ADVERTISEMENT

Neste sentido, o jovem fotógrafo espanhol Fransesc Planes decidiu passar por cima de todos os argumentos e padrões de beleza que tentam ditar o que devemos seguir. Fransesc nomeou o seu projeto de ”Normal”, para mostrar que o que é normal para uns não necessariamente é normal para os outros, e que existem muitas outras formas de beleza que fogem dos padrões sociais.

ADVERTISEMENT

Uma das coisas mais bonitas da fotografia é que ela captura detalhes e formas que nos fazem ver as coisas de forma diferente, como se somente através dela conseguíssemos analisar o seu conteúdo. Se a maior parte das fotografias das grandes revistas são editadas e manipuladas, no caso de Francesc Planes, nada é alterado, porque não há necessidade de correção. Seu olhar se dirige a todas aquelas pessoas que são consideradas fora dos tipos comuns de beleza.

ADVERTISEMENT

Este registro tenta fazer com que as pessoas vejam que a beleza pode ser encontrada em coisas que não prestamos atenção – em detalhes na textura da pele, nas cores dos olhos, nos tons do cabelos, nas expressões carregadas de sentimentos.

ADVERTISEMENT

Francesc é considerado um verdadeiro agente de mudança, porque seus modelos experimentaram em algum momento de sua vida rejeição ou humilhação, e agora ele os expõe com delicadeza e sensibilidade, possibilitando que o espectador perceba a beleza que neles foi sempre ignorada. O artista, assim, deixa uma mensagem muito clara com seu trabalho.

ADVERTISEMENT

Em sua série “Normal”, Francesc enquadra a beleza de seus modelos com uma visão muito interessante do corpo humano, exibindo o nosso lado mais vulnerável e despido: por isso, na maioria das vezes os corpos são retratados em seu estado natural, ou seja, nus.

ADVERTISEMENT

Ele acha que ninguém tem que se envergonhar do seu corpo porque todos temos algo de único, perfeitos em nossas imperfeições e detalhes.

“Tomando um banho com todos os rolos que eu tenho que revelar para o novo projeto no qual estou trabalhando”.

ADVERTISEMENT

Francesc afirmou, depois de publicar suas fotos, que a principal idéia é celebrar coisas que não são “Normais”, mas que são lindas e únicas. Para isso, ele decidiu pegar como modelos as pessoas que sofreram algum tipo de discriminação por causa de sua aparência física. Estas são algumas das suas fotos.

ADVERTISEMENT

Jordi perdeu a visão quando jovem devido a um tumor que se desenvolveu atrás do seu globo ocular.

Guille sofreu várias discriminações e comentários maliciosos sobre a sua perda de cabelo.

ADVERTISEMENT

Esta garota se chama Alba Parejo e nasceu com mais de 500 pintas em todo o corpo.

Como em muitos casos, este rapaz foi segregado e discriminado por suas tatuagens.

ADVERTISEMENT

Há quem discrimine outros somente pela sua aparência incomum.

O projeto “Normal” continua a crescer e ainda está em andamento.

É provável que Fransesc continue a publicar mais fotografias porque acredita que deve dar continuidade a esta mensagem. Ele afirmou que em suas sessões ele sentiu uma conexão real com seus modelos.

ADVERTISEMENT

“Normalmente eu tento conhecer os modelos antes, de modo que a sessão seja mais fluida e haja bons sentimentos”.

Ele sempre tentou ser intuitivo e descobrir o que estava por trás dos modelos para alcançar essa comunicação.

ADVERTISEMENT

Ele também se envolveu e conheceu as histórias de seus modelos.

Foram histórias realmente impressionantes, em que relataram como foram intimidados e discriminados ao longo da vida. Alguns relatos o fizeram chorar.

ADVERTISEMENT

Ser “diferente” significa não ser entendido, e isso produz rejeição e medo, tudo devido à ignorância.

Eles são imagens realmente incríveis. O que você acha do trabalho da Fransesc? Você já se sentiu rejeitado por ser diferente? Conte-nos sobre as suas experiências.

ADVERTISEMENT

Não esqueça de curtir a nossa página para ler mais artigos como este!

Fotos de Francesc Planes