X
    Categories: +Bem estar

Estresse pode afetar seu corpo de 23 maneiras; conheça os sintomas


O estresse é um dos grandes vilões da sociedade moderna.

ADVERTISEMENT

Com tantas preocupações do cotidiano, somadas a rotinas intensas de trabalho e a problemas familiares e financeiros, não tem como escapar deste transtorno tão prejudicial à saúde física e mental. E quando o estresse se torna crônico, passa a afetar todos os aspectos de nossa vida.

 

ADVERTISEMENT

Além de causar efeitos muito nocivos ao organismo, o estresse também um fator de risco para o desenvolvimento de outros transtornos psicológicos, como ansiedade, depressão e síndrome do pânico. Por isso, é preciso estar muito atento aos sinais que o corpo nos dá. Assim, é possível tratar esta condição e impedir que o estresse se torne ainda mais debilitante.

ADVERTISEMENT

 

 

Sintomas físicos do estresse

Nosso corpo é diretamente afetado pelos altos níveis de estresse que enfrentamos no dia a dia. Muitas vezes, não prestamos atenção os sinais que o corpo nos dá, avisando que está na hora de desacelerar ou, até mesmo, procurar ajuda profissional.  São eles:

ADVERTISEMENT

 

– Imunidade baixa;

– Cansaço extremo;

– Palpitações;

– Queda de cabelo;

– Dor de cabeça frequente;

– Tensão muscular;

– Tremores;

– Intestino solto;

– Sudorese;

– Refluxo;

– Falta de ar;

– Alergias cutâneas, acne e herpes;

– Úlceras e gastrites;

ADVERTISEMENT

– Tonturas;

– Alteração no apetite.

 

 

Sintomas psicológicos do estresse

– Impaciência;

– Memória fraca;

– Tristeza;

– Desânimo;

– Incapacidade de sentir prazer;

– Dificuldade em descansar ou relaxar;

ADVERTISEMENT

– Constante estado de alerta;

– Sensação de fracasso.

 

 

Tratamentos

Quando os níveis de estresse estão altos demais, afetando várias áreas de sua vida, é importante buscar uma orientação médica. Apenas através de uma consulta é possível saber qual o tratamento mais indicado para cada caso. Para determinados pacientes, por exemplo, é necessário o uso de medicamento, normalmente receitado por psiquiatras.

ADVERTISEMENT

 

Ainda assim, existem algumas técnicas que ajudam e muito a reduzir os sintomas do estresse no corpo. A meditação, por exemplo, é um método bastante eficaz. A prática de exercícios físicos também é fundamental para deixar o estresse sob controle, pois aumenta os níveis de endorfina. Além disso, é importante que você descanse bastante e consiga identificar os fatores que lhe causam o estresse. Com isso, pode tentar evita-los.

ADVERTISEMENT