X
    Categories: +Bem estar

Excesso de vaidade pode ser dismorfia corporal, um distúrbio psicológico grave!


As mídias sociais como o Instagram reforçam certos padrões estéticos que estão distantes da realidade da maioria das mulheres.

ADVERTISEMENT

Ainda assim, com a cultura fitness em alta e com a presença das blogueiras de beleza, a obsessão pelo corpo perfeito pode se tornar patológica e destroçar a autoestima das pessoas. Há especialistas que afirmam que o Instagram é a rede social com o pior impacto na saúde mental dos jovens, por exemplo.

ADVERTISEMENT

Como sabemos, cada pessoa é diferente. Ter um único padrão estético é ignorar que corpos possuem  formatos diferentes e justamente essa diversidade é que é bonita. A comparação entre as diferenças apenas faz com que as pessoas se sintam envergonhadas da sua própria natureza e é nociva à saúde mental. A ditadura da beleza, portanto, apesar de ser uma realidade nas redes sociais, é uma cultura que já vem sendo combatida e deve ser cada vez mais enfrentada.

ADVERTISEMENT

As consequências desses ideais tão rígidos de beleza são distúrbios psicológicos, indo dos mais sutis aos mais severos, como transtornos alimentares, por exemplo. A pessoa pode perder a espontaneidade dos próprios movimentos e se tornar mais insegura e desanimada, adquirindo hábitos muitas vezes neuróticos de comportamento, sempre inclinada a pensar que não possui valor algum porque seu corpo não condiz com o esperado.

ADVERTISEMENT

Como se sabe, dentre os distúrbios psicológicos figuram a bulimia e anorexia entre os mais conhecidos. Eles estão veiculados a distúrbios de alimentação relacionados à dismorfia corporal, uma doença na qual a pessoa sente uma profunda insatisfação em relação ao próprio corpo, incapaz de enxergar a si mesma como de fato é.

ADVERTISEMENT

Pessoas que possuem esse problema possuem uma autoestima muito baixa e se tornam extremamente emotivas porque não se sentem nem um pouco atraentes. Na academia, elas treinam muito intensamente, sobrecarregando o seu corpo. Além disso, também podem realizar dezenas de intervenções estéticas sem de fato sentirem-se satisfeitas com os resultados.

ADVERTISEMENT

View this post on Instagram

Já pensou se, ao se olhar no espelho, você se enxergasse muito diferente do que realmente é? Esporadicamente observo mulheres bonitas que se sentem horríveis por pequenos defeitos.point 473 |

ADVERTISEMENT

Há pessoas que se sentem oprimidas e angustiadas por ideais de perfeição e o Transtorno Dismórfico Corporal é um desdobramento deste tipo de comportamento.point 132 | A dismorfia corporal, que é a percepção distorcida de si mesmo, geralmente está associada outros distúrbios, como anorexia e bulimia.point 246 |

ADVERTISEMENT

Esse tipo de transtorno causa prejuízos a saúde física, mental e social.point 61 | Quem sofre com isto costuma frequentar consultórios de cirurgia plástica e cabe a nós, médicos, esquecer os interesses financeiros e orientar de maneira ética sobre o que é o melhor para o paciente.point 227 |

ADVERTISEMENT

O problema é que, na maioria das vezes, a pessoa não aceita nossa orientação e some, procura outro cirurgião plástico menos atento.point 110 | Se você se identifica com este problema ou conhece alguém, não deixe a buscar tratamento médico especializado.point 204 |

ADVERTISEMENT

point 0 | 1

A post shared by Unique | Cirurgia Plástica (@dra.renatamagalhaes) on

Estima-se que cerca de 1% da população mundial possa ter essa condição. Aliás, você certamente se lembra do Rei do Pop, o super astro Michael Jackson. Pressupõe-se que ele sofresse de dismorfia corporal.

ADVERTISEMENT

Pacientes com dismorfia corporal geralmente apresentam também quadros de depressão e exageram defeitos em si mesmos, revelando um auto grau de severidade para consigo próprios. Sempre há algo fora do lugar em seus corpos, mesmo que só eles consigam enxergar.

ADVERTISEMENT

Sintomas de dismorfia corporal:

Você deve atentar para os seguintes sintomas:

  • preocupação constante com a aparência física, principalmente com corpo/magreza;
  • a pessoa acha que está sempre sendo julgada pelos seus defeitos e se comparada fisicamente com as outras pessoas;
  • a pessoa evita sair de casa e viver em sociedade porque se sente desconfortável com a própria aparência, e quando o faz é através de muita maquiagem e com o uso de certas roupas para “mascarar as imperfeições”;
  • sentimento de repulsa por si mesmo;
  • automutilação;
  • transtorno alimentar;
  • treinamento físico exagerado/vigorexia;
  • depressão acompanhada de vaidade excessiva.point 559 |
    ADVERTISEMENT

point 0 | point 50 | 1

Causa

Ainda não se sabe exatamente o que causa a dismorfia corporal. Ainda que fatores genéticos e pré-disposições neuronais estejam em jogo, a influência do ambiente é decisiva para que a pessoa passe a manifestar os sintomas. E quando dissemos ”o ambiente” nos referimos à sociedade, à ditadura da beleza, à internet com seu conteúdo tóxico, etc.

ADVERTISEMENT

Se alguém que você conhece possui dismorfia corporal, aconselhe-a a procurar um médico, pois esse tipo de transtorno não é possível de ser curado sozinho. Além disso, a orientação de um especialista pode ser capaz de salvar a vida da pessoa.

ADVERTISEMENT

 

O que você achou desse artigo? Por favor, deixe sua opinião na seção de comentários abaixo.

E compartilhe este post seus amigos no Facebook!

Vídeo recomendado!

Nova tendência toma conta do mundo, as mulheres estão provando que os corpos ideais não existem