X
    Categories: +Cotidiano

Fabricantes de brinquedos querem atrair meninos às panelinhas


Há tempos que a discussão sobre a divisão entre “brinquedos de menina” e “brinquedos de menino” é bastante difundida.

ADVERTISEMENT

Enquanto as prateleiras destinadas aos meninos são repletas de carrinhos, ferramentas e bonecos de ação, as destinadas às meninas são dominadas por bonecos de bebês, princesas e, claro, os produtos para brincar de “casinha”, como panelas e utensílios domésticos, reforçando o estereótipo de que as mulheres são unicamente responsáveis pela casa e pelos filhos. Por isso, vem crescido cada vez mais o movimento contra a divisão de brinquedos por gênero.

ADVERTISEMENT
Foto: Ana Carolina Moreno/G1

Correndo atrás dessa demanda, os fabricantes de brinquedo têm feito o possível para se adequar ao novo desejo dos consumidores e “apagar o gênero” dos brinquedos. No entanto, eles afirmam que é muito mais fácil atrair as meninas para comprar brinquedos historicamente masculinos do que o contrário. O maior desafio é convencer os pais a incentivarem os filhos a brincarem de “casinha”.

ADVERTISEMENT

Além das características comuns, os fabricantes estão tentando criar embalagens neutras, principalmente com a ausência da cor rosa. Em entrevista para o site G1, Samy Moas, diretor da marca Buba, afirma que: “Uma coisa que a gente sente no mercado brasileiro é que o azul está sendo aceito tanto para menino quanto para menina, mas o rosa ainda tem muita resistência com os meninos”.

ADVERTISEMENT

Para driblar essas convenções, os fabricantes estão gradativamente abandonando o rosa e azul e apostando em cores mais neutras como verde e roxo.

Foto: Ana Carolina Moreno/G1

 

ADVERTISEMENT

Abandonando estereótipos

Renato Pereira, diretor da Zuca Toys, especializada em brinquedos populares, diz que começou a fabricar kits de cozinha há 15 anos.point 134 | “Naquela época todo mundo fazia assim, rosa.point 178 | Está meio que no inconsciente da gente”.point 218 |

ADVERTISEMENT

No entanto, em 2015, percebendo uma nova tendência do mercado e atendendo a pedidos de mães que escreviam para a empresa, a fábrica lançou seu primeiro kit de cozinha destinado ao público masculino, com cores mais neutras.point 186 | “As mães começaram a mudar o hábito, dizem que querem ensinar o filho a cozinhar para ser independente quando morar sozinho, para ser um bom marido.point 315 |

ADVERTISEMENT

Elas falam que é para ter mais igualdade no casamento.point 45 | Nunca pensamos que poderia ser lúdico assim.point 83 | point 90 | 1

Foto: Ana Carolina Moreno/G1

Além do kit de cozinha, a empresa fabrica brinquedos para lavar louça, passar roupa e outros itens tanto em rosa quanto em outras opções, como vermelho. Em três anos,os kits neutros correspondem a 20% das vendas.

ADVERTISEMENT

O que achou? Não deixe de comentar sua opinião abaixo! Para ler mais posts como esse é só seguir a nossa página! :)