X
    Categories: +Bem estar

Falar com os bebês em seu linguajar faz muito bem à eles


Já reparou que quando começamos a falar com um bebe nos fazemos uma voz mais infantil? Isso é muitas vezes até inconsciente, quando nos deparamos já estamos tentando nos comunicar com os pequenos tentando imitar algo bem próximo do timbre de voz deles.

ADVERTISEMENT

Parece bobo mas não é! Um estudo da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, desvendou que de fato os bebês aprendem mais quando conversam de igual para igual com os pais.

Não confunda isso com tatibitate, não temos que falar tudo “errado” usando termos infantis, mas sim usarmos uma voz mais infantil, gera uma sincronia em suas ondas cerebrais com a dos seus pais ou com quem esta se comunicando no momento. O uso de músicas infantis também colabora para um bom desenvolvimento.

ADVERTISEMENT

Além disso, segundo o estudo, o bebe quando nasce não consegue identificar as informações que recebe, isso é adquirido com o tempo, por isso que no início eles não diferem muita coisa. Desde pequenininhos eles vão aprendendo a reconhecer os rostos e as vozes, especialmente dos pais. Caso essas ondas cerebrais não estejam harmonizadas com as da mãe, por exemplo, o bebezinho terá mais dificuldade de assimilar as informações e de aprender algo.

ADVERTISEMENT

Mas se a mamãe conversa de forma tranquila, inclusive imitando-os, as ondas cerebrais entram em sintonia, permitindo fluidez e eficácia no aprendizado.

O termo utilizado em inglês é “motherese” (na tradução livre, linguagem de mãe) e é completamente aceito pelos bebês, que prestam muito mais atenção ao que estão ouvindo quando escutam essa linguagem materna.

ADVERTISEMENT

Então você agora já sabe, quando for bater um papo com o bebê, está liberada a vozinha fofa! Além de conseguir a atenção deles, irá ajudar o pimpolho a absorver novas informações e conteúdos com mais facilidade.