X
    Categories: +Bem estar+Ciência

Foram criados novos protetores solares feitos de DNA


Publicada na revista Scientific Reports, uma pesquisa realizada por estudiosos americanos relevou a possibilidade de se criar um protetor solar feito de DNA que age como uma segunda pele.

ADVERTISEMENT

Evitando os danos causados pelo sol, o produto age melhor do que os protetores solares normais em nos proteger dos raios ultravioletas. Mas não só isso: ele também ajuda a proteger a umidade sob a superfície, o que nos hidrata.

Segundo o Dr. Guy German, professor de engenharia biomédica na Universidade de Binghamton, em Nova York, a luz ultravioleta pode danificar o nosso DNA, e isso obviamente não é nada bom para a nossa pele.

ADVERTISEMENT

“Nós pensamos: o que aconteceria se, em vez disso, nós realmente usássemos o DNA como uma camada sacrificial? Então, em vez de danificar o DNA dentro da pele, danificaríamos uma camada em cima da pele”, explicou o Dr. Guy German.

O novo protetor solar foi criado a partir de uma mistura do DNA de esperma de salmão, água e etanol para criar um material cristalino transparente. Os cientistas descobriram que quanto mais o creme era exposto à luz UV, melhor conseguia absorvê-la.

ADVERTISEMENT

“Isso significa que, se você usá-lo como protetor solar, quanto mais tempo você permanecer na praia, melhor ele será como protetor solar”, concluiu German.

O protetor também pode armazenar e manter umidade, portanto ele é capaz de diminuir a evaporação e manter a nossa pele hidratada por um longo período de tempo. Se antes o bronzeamento te deixava com a pele seca, com o protetor solar a base de DNA, você ainda ficará hidratado!

ADVERTISEMENT

A equipe de cientistas ainda está testando se o protetor consegue funcionar como um curativo para feridas. Já que ele é transparente, os médicos poderiam usá-lo para monitorar a cicatrização de uma ferida sem a necessidade de mexer nos curativos, por exemplo. Mas isso ainda está sendo avaliado. Por enquanto, esse protetor é inegavelmente superior superior aos que estamos acostumados!

ADVERTISEMENT

Esperamos que em breve eles já estejam disponíveis (a um preço módico) nos mercados :)

 

Fonte: Telegraph

O que você achou desse artigo? Por favor, deixe sua opinião na seção de comentários abaixo.

E compartilhe este post seus amigos no Facebook!

Vídeo recomendado!

Varizes Trate-as Com Azeite