X
    Categories: +Bem estar+Família

Atenção! Quando seus filhos repetem muito essas frases, eles podem estar com ansiedade


A ansiedade é uma condição comum  a qual muitos de nós podemos ter experimentado ou passado quando crianças.

ADVERTISEMENT

Embora ela tenha tratamento eficaz, seus sintomas podem ser difíceis de detectar. Se o seu filho está sofrendo com essa condição, é importante abordá-lo para que ela não vire algo mais sério à medida em que ele se torna adulto.

Crianças, ao contrário dos adultos, não sabem como se expressar tão bem ou tão claramente através de conversaw. É por isso que devemos observar bem suas palavras e reconhecer seus pedidos indiretos de ajuda. Se eles são mais propensos à ansiedade, há uma grande chance de usarem frequentemente uma ou mais das seguintes frases para se expressar:

ADVERTISEMENT

1. “Desculpe.”

É bom que seu filho tenha uma boa educação e saiba como se desculpar quando faz algo errado. Entretanto, se ele se desculpa com frequencia, até mesmo quando não é necessário, isso significa que provavelmente se sente nervoso, inseguro e/ou ansioso.

ADVERTISEMENT

2. “O que tem de errado comigo?”

Todos temos dúvidas de tempos em tempos, mas definitivamente elas não permanecem de forma tão contínua e incisiva. Se o seu filho acredita que tem algo de errado com ele ou ela, fique atento pois esse pode ser um dos sintomas da ansiedade.

ADVERTISEMENT

Pixabay

3. “Não me faça fazer isso / ir lá.”

Quando seus filhos estão relutantes em realizar tarefas simples ou participar de eventos escolares, pode haver uma tensão maior em suas cabecinhas do que você consiga imaginar. Neste caso, é sempre bom falar com a criança para então ajudá-la a relaxar. É uma das melhores soluções!

ADVERTISEMENT

4. “Estou cansado demais!”

Se você conhece crianças muito bem, sabe que elas não se cansam facilmente. Quando elas se sentem exaustas constantemente, provavelmente tem alguma coisa lhes incomodando e fazendo-as pensar bastante. Se essa pequena tarefa pode consumir toda a energia e desgastar facilmente a mente de um adulto, imagine o que ela faz quando em demasia com uma criança!

ADVERTISEMENT


Pixabay

5. “Fique comigo… Por favor!”

É bom que seus filhso se sintam conectados contigo, e até mesmo tenham um pouco de dificuldades de se separar de você. No entanto, devemos sempre tomar cuidado para isso não passar dos limites, pois a ansiedade de separação é algo muito comum em crianças.

ADVERTISEMENT


Pixabay

6. “Podemos ir embora?”

Quando uma criança se sente desconfortável e ansiosa em determinada situação ou lugar, ela sempre irá puxar você pela manga e perguntar sevocês já não podem sair ou voltar para casa. Embora esta seja uma reação normal em ambientes estranhos, eles devem aprender que correr de deveres e responsabilidades nunca é a opção certa.

ADVERTISEMENT

7. “Quero ficar em casa.”

Sim, às vezes até nós adultos queremos o mesmo. Nosso lar é um terreno onde podemos nos sentir confortável e ser quem realmente somos. É justamente por ser uma zona de conforto que as crianças podem lhe pedir para deixá-los ficar em casa para que possam evitar se sentirem ansiosos.

ADVERTISEMENT

8. “Eu não quero fazer isso / aquilo!”

A maneira mais fácil de se manter inabalável é não se envolver com nada nem ninguém. Se você perceber que seu filho está ativamente evitando interações, a ansiedade social pode estar por trás disso.

ADVERTISEMENT


Pixabay

9. “Meu corpo não é bonito.”

Crianças não devem se preocupar com suas aparência; elas devem aproveitar ao máximo sua juventude. Se o seu filho muitas vezes aparece sobre questionamentos ou se demonstra inseguro sobre seu corpo, há uma grande chance deles possuírem uma ansiedade emocional e física.

ADVERTISEMENT

10. “Eu não estou me sentindo bem.”

Às vezes, o motivo pode ser o excesso de comida. Entretanto, se seu filho diz que não se sente bem com frequência, eles provavelmente não estão bem. Certifique-se sempre de descobrir o porquê: A ansiedade é apenas uma das muitas razões possíveis por trás disso.

ADVERTISEMENT

11. “Você pode deixar as luzes acesas?”

Ter medo de dormir no escuro é perfeitamente razoável e um pequeno abajur pode consertar o problema. Contudo, se o seu filho quiser dormir com todas as luzes acesas, uma ansiedade na hora de dormi pode ser o problema. Neste caso, muitas vezes as crianças também preferem deixar as portas abertas e as luzes dos corredores também acesas.

ADVERTISEMENT


Pixabay

As crianças são nosso tesouro e é importante cuidar da saúde delas para se prevenir problemas futuros. Fique atento a frases comuns relacionadas à ansiedade e se o seu filho está sofrendo com esse problema, procure imediatamente  uma ajuda profissional para lidar melhor com essa condição. Além disso, não se esqueça de compartilhar esta postagem com outros pais para que eles também possam se conscientizar sobre a saúde de seus filhos!

ADVERTISEMENT