X
    Categories: +Entretenimento

Giovanna Ewbank sentia dores no sexo e acabou descobrindo uma doença grave


Ela é linda, divertida, talentosa, carismática e super espontânea.

ADVERTISEMENT

Giovanna Ewbank também tem um dos maridos mais lindos e cobiçados do Brasil. Recentemente, a loira conversou com a especialista em sexualidade Cátia Damasceno, em seu canal no YouTube, o “Gioh” sobre endometriose. A pergunta central que embalou a conversa foi: será que sentir dor durante o sexo é normal?


Gio contou à especialista que houve uma época em que sentia dor durante o sexo, um desconforto muito difícil de ignorar, e bastante persistente. Ao comentar com Bruno, a loira foi aconselhada a procurar um médico. Os dois ficaram surpresos ao descobrirem que se tratava de endometriose, e que Giovanna precisava passar por uma cirurgia. 

ADVERTISEMENT

Mas, afinal, o que é a tal da endometriose? Segundo dados da OMS, ela afeta mais de 6 milhões de brasileiras. De maneira resumida, a endometriose faz com que a mulher produza o tecido endométrio (que reveste o útero) em diversas áreas inadequadas do corpo, devido a alterações hormonais. O tecido, dessa forma, pode aparecer no intestino, no ovário, na bexiga, no reto, etc.

ADVERTISEMENT

Por se tratar de uma doença inflamatória, ela causa extremo desconforto para a mulher. Assim, é comum que a mulher sinta cólica, apresente sangramento irregular, sofra de constipação, sinta cansaço e inclusive náusea. Mas, segundo Damasceno, apesar de sentirem dor, as mulheres geralmente não falam com o parceiro e nem procuram médico, o que pode agravar e muito a situação. A endometriose, afinal, pode levar à infertilidade e ao comprometimento dos órgãos.

ADVERTISEMENT


Veja se você possui os sintomas da endometriose! 

Segundo a Febrasgo (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia), os principais sintomas da doença são: cólicas intensas durante a menstruação; dificuldade para engravidar ou infertilidade; alterações intestinais; dor ao evacuar ou urinar; dor intensa durante a relação sexual.

ADVERTISEMENT

Para lidar com a dor, há mulheres que optam utilizar pílulas de uso contínuo para interromper o ciclo menstrual. Dependendo da intensidade das dores e desconfortos, a mulher também pode amenizar os sintomas com o uso de anti-inflamatórios e analgésicos.

ADVERTISEMENT

No entanto, tais métodos são paliativos e não resolvem a endometriose em si. Nesse caso, Giovanna decidiu passar por uma cirurgia a fim de poder se recuperar totalmente da doença.

point 152 | Mas o que a cirurgia faz? Resumidamente, ela retira os focos e nódulos de endométrios de todos os órgãos que por ventura foram atingido.point 316 |

ADVERTISEMENT

A laparoscopia, uma operação feita por vídeo, é a opção mais comum e acessível para aqueles mulheres que decidem por uma cirurgia.point 109 | Através de pequenas incisões, os focos encontrados são retirados.point 166 | No entanto, vale a pena lembrar que vestígios não-visíveis de focos podem fazer a doença voltar!point 247 | 1

ADVERTISEMENT

 

Caso pressinta algum dos sintomas descritos, não deixa de procurar um médico, certo? A sua saúde está em jogo, afinal.

Fotos: MEDICAL ART INC/SHUTTERSTOCK

Confira abaixo o bate-papo da atriz com a especialista em sexualidade, Cátia Damasceno:

ADVERTISEMENT

 

E então, o que achou do artigo? Você possui algum dos sintomas descritos? Conhece alguém que tenha endometriose? Por favor, deixe seus comentários abaixo! Ah, e não esqueça de curtir a nossa página para ler mais artigos como esse! :)