X
    Categories: +Cotidiano

Globo proíbe memes de seus programas nas redes sociais

Foto: Reprodução/Rede Globo


Há anos que os chamados “memes” dominaram a internet, fazendo a alegria de muita gente.

ADVERTISEMENT

Vários destes conteúdos são retirados de programas de TV, novelas e imagens da cultura popular brasileira que acabam repercutindo e fazendo sucesso em todo o mundo. Porém, a Rede Globo acabou de travar uma “guerra” contra os memes.

 

ADVERTISEMENT

A emissora passou a notificar os perfis nas redes sociais, principalmente no Twitter, que usam imagens retiradas de seu canal, como fotos e vídeos (ou gifs) de cenas de novelas, atores e jornalistas que fazem parte do elenco da casa.

 

Desde a última quarta-feira (20), usuários do Twitter que postaram imagens de programas da Globo passaram a ser notificados por cometer infração à lei de direitos autorais (copywright). Alguns chegaram a ser suspensos.

ADVERTISEMENT

 

De acordo com informações do portal UOL, uma das contas notificadas pela emissora foi a RealitySocial, famosa por repercutir e comentar programas da Globo, postando vídeos, imagens e gifs bem-humoradas.

 

Com esta nova resolução, pessoas e páginas que comentam os programas da emissora ainda poderão fazê-lo, mas sem usar qualquer imagem e, muito menos, transformá-las em meme. Além disso, os famosos memes da “Nazaré confusa”, da novela Senhora do Destino; “A Morena tá viva”, de Salve Jorge; “Glória Maria na Jamaica”, do Globo Repórter, entre muitos outros oriundos da programação da emissora não poderão ser usados.

ADVERTISEMENT

 

A atitude não foi bem recebida pela maioria dos usuários das redes sociais, que acusam a Rede Globo de censura. Outras emissoras também se manifestaram, afirmando adorarem os prints e memes dos usuários. “Pode printar, postar e fazer meme que a gente gosta, viu?”, postou o perfil oficial do SBT Rio. “Gostou do que viu da programação da Record TV?? Tire o print, marca nossas redes e nós compartilharemos”, afirmou o perfil da Record.

ADVERTISEMENT

 

https://twitter.com/sbtrio/status/1009851254468694016

 

 

Ainda segundo à publicação, a Rede Globo não se manifestou sobre o assunto.

 

Confira algumas reações sobre essa nova resolução:

https://twitter.com/KaizerGabriel/status/1009615435199864837

 

Vídeos recomendados:

 

O garoto mais rico do mundo – As 9 luxúrias diárias de Barron Trump

 

10 casos de celebridades falidas