X
    Categories: +Cotidiano

O sobrevivente do Holocausto que se encontrou com a família depois de pensar que todos haviam morrido nos campos de concentração


“Toda separação antecipa a morte, a cada reunião tem um pouco de ressurreição”.

ADVERTISEMENT

Esta citação é de um filósofo alemão brilhante, Arthur Schopenhauer, e se aplica exatamente a um sobrevivente do Holocausto de 102 anos e a seu sobrinho.

Eliahu Pietruszka, que há muito se pensava estar morto, encontrou o seu sobrinho de 66 anos, Alexandre Pietruszka. Foi literalmente como uma ressurreição, e ambos estavam muito gratos.

ADVERTISEMENT

O Projeto de Recuperação de Nomes de Vítimas do Shoá (nome dado pelos judeus ao Holocausto) é dedicado a reconhecer os 6 milhões de judeus estimados que foram executados ou presos até a morte por Hitler e seus generais durante o Holocausto da Segunda Guerra Mundial.point 273 |

ADVERTISEMENT

E o projeto não para nos nomes; parte de seu trabalho é descobrir uma breve biografia, links familiares e outras formas de remanescentes que se pode reunir de cada um desses indivíduos.point 158 | Se isso não for feito, perde-se completamente a genealogia dessas famílias.point 224 | 1

ADVERTISEMENT

“Desde 1955, Yad Vashem , fundados do projeto, cumpre seu mandato de preservar a memória das vítimas do Holocausto ao registrar seus nomes e pesquisar sobre sua identidade. Esta é uma corrida contra o tempo, antes de que aqueles que ainda se lembram deles não estejam mais conosco “, afirma o site de Yad Vashem.

ADVERTISEMENT

Com 6 milhões de vítimas, pode-se imaginar a pesquisa e a dedicação do projeto foram capazes de reunir muitas famílias. A reunião de Pietruszka, em particular, viralizou na internet, mas é apenas uma das muitas gerações reunidas por Yad Hashem.

ADVERTISEMENT

Esta é a sua história.

Hagit Weinstein Mikanovsky estava fazendo a sua árvore genealógica. Ao tentar preencher os nomes vagos, ela passou horas pesquisando os registros do banco de dados de Yad Vashem. Ela encontrou alguns nomes relacionados, os irmãos Eliahu e Volf Pietruszka. Suas histórias, no entanto, estavam em conflito uma com a outra.

ADVERTISEMENT

Eliahu atestou que seus irmãos gêmeos Volf e Zelig, juntamente com seus pais, morreram no Holocausto. Mas Eliahu não sabia que Volf havia escapado de um campo de concentração siberiano, fugindo para a Polônia aos 24 anos.

ADVERTISEMENT

Por outro lado, em 2005, Volf também fez um testemunho de que seu irmão mais velho Eliahu havia morrido nos campos.

Com sua extensa pesquisa, Mikanovsky encontrou um vídeo do youtube em que Eliahu comemorava o seu aniversário de 100 anos. O vídeo foi feito por seu neto Shakhar Smorodinsky. Mikanovsky entrou em contato com ele, e eles acabaram descobrindo que eram primos! Ela e seu primo trabalharam juntos no seu projeto da árvore genealógica. Mais tarde, descobriram que Volf havia morrido em 2011, e tinha um único descendente, seu filho Alexandre, que agora tem 66 anos.

ADVERTISEMENT

Eles organizaram uma reunião para ambos. Alexandre voou da Rússia para a casa de Eliahu, em Israel. Ele estava prestes a conhecer seu tio de 102 anos pela primeira vez! A reunião foi gravada pela The Associated Press. Não preciso nem dizer que foi muito emocionante.

ADVERTISEMENT

“Isso me deixa tão feliz que pelo menos um restante permanece do meu irmão, e esse é o filho dele. Depois de tantos anos, me deram o privilégio de conhecê-lo “, disse Eliahu com lágrimas.


É simplesmente impossível assistir indiferentemente a esse velhinho que passou por tantas coisas e agora finalmente encontrou uma parte perdida da sua família. Toda a crueldade e o horror que Eliahu testemunhou na sua vida foram um pouquinho amenizados pelo emocionante reencontro!

ADVERTISEMENT

”Agora você não vai mais ficar sozinho”

“Eu sinto que estamos dando continuidade a uma história”, disse Debbie Berman, uma funcionária de Yad Vashem, que veio testemunhar a reunião e descreveu o evento como emocionante e extremamente bonito.

ADVERTISEMENT

Se as pessoas percebessem todas as adversidades e horríveis tragédias que um genocídio como esse causou, entenderiam por que há tantas famílias judaicas que ainda se deparam com os traumas, as dificuldades e as dores da guerra.point 195 | Ao mesmo tempo, há várias formas de ajudar essas pessoas, talvez não na montagem da sua árvore genealógica, mas até mesmo em micro-ações, como o combate diário ao preconceito, à violência gratuita, à xenofobia e, é claro, ao antissemitismo.point 398 |

ADVERTISEMENT

Os membros do projeto Yad Vashem são heróis desconhecidos cujo trabalho transforma a vida de famílias mutiladas e separadas.point 107 | O que você poderia fazer para ajudar?
Compartilhe este artigo com seus amigos!point 173 | 1