X
    Categories: +Atualidades

Incêndio destrói Museu Nacional na Quinta da Boa Vista

Foto: Reprodução


Uma tragédia de perdas inestimáveis aconteceu na noite deste domingo (2).

ADVERTISEMENT

Na semana em que o país comemora a Independência do Brasil, no próximo dia 7, um incêndio de grandes proporções devastou o Museu Nacional, localizado na Quinta da Boa Vista, no bairro de São Cristóvão, Zona Norte do Rio de Janeiro. Fundado por Dom João 6º no dia 6 de agosto de 1818, o museu acabou de completar 200 anos.

Foto/Reprodução

 

ADVERTISEMENT

O fogo começou por volta das 19h30, apenas algumas horas depois do local ter encerrado suas atividades. Os bombeiros tiveram muita dificuldade de controlar as chamas, que só conseguiram ser abatidas na madrugada de segunda-feira (3). Ainda assim, pequenos focos do incêndio persistiram até a tarde, destruindo grande parte do palácio, que já foi residência de um rei e dois imperadores.

ADVERTISEMENT

 

Não há registro de feridos, apenas quatro vigilantes estavam no local, mas todos conseguiram sair a tempo. As causas do incêndio ainda não foram comprovadas e o caso será investigado. A Polícia Civil já abriu inquérito e o caso será repassado para a Delegacia de Repressão a Crimes de Meio Ambiente e Patrimônio Histórico, da Polícia Federal, que conduzirá a investigação para apurar se o incêndio foi criminoso ou não.

ADVERTISEMENT

 

A perda do acervo é de valor incalculável.point 41 | A maioria dos 20 milhões de itens foi consumida pelas chamas.point 92 | Dentre eles, fósseis de dinossauros e outros animais pré-históricos, o fóssil humano mais antigo encontrado no Brasil, batizado de Luzia, múmias compradas por Dom Pedro I em 1826 e outras peças trazidas do Egito, que compunham o maior acervo egípcio da América Latina.point 318 |

ADVERTISEMENT

Além de documentos históricos e obras de arte que viraram cinzas.point 55 | Alguns pedaços de documentos queimados foram parar em vários locais da cidade.point 122 | 1

 

Logo após o início do incêndio, pesquisadores e funcionários do museu se uniram ao Corpo de Bombeiros para auxiliar no combate das chamas, indicando os locais de maior risco por conterem materiais inflamáveis, usados para preservar alguns animais raros. Para apagar o fogo, os bombeiros precisaram pedir caminhões-pipa, além de bombear água de um lago próximo, pois os hidrantes estavam com uma carga abaixo do necessário, o que atrasou o trabalho em cerca de 40 minutos.

ADVERTISEMENT

 

Em entrevista para a GloboNews, o diretor do Museu Histórico Nacional, falou que o incêndio foi uma verdadeira tragédia. “É uma tragédia lamentável. Em seu interior há peças delicadas e inflamáveis. Uma biblioteca fabulosa. O acervo do museu não é para a história do Rio de Janeiro ou do Brasil. É fundamental para a história mundial. Nosso país está carente de uma política que defenda os nossos museus”, afirmou Paulo Knauss.

ADVERTISEMENT

 

Confira algumas imagens do incêndio:

 

VÍDEOS RECOMENDADOS:

Estranha finge ser mãe de menina de 12 anos e a salva de ser sequestrada

 

Grupo de crianças salva velhinha de ser presa