X
    Categories: +Cotidiano

Juíza perde paciência durante julgamento


A juiza Rosemarie Aquilina ouviu os depoimentos de 156 mulheres que se apresentaram para testemunhar os abusos sexuais sofridos pelo ex-médico da equipe de ginástica dos EUA, Larry Nassar.

ADVERTISEMENT

Nassar foi condenado a 175 anos de prisão.

No entanto, especialistas legais têm criticado a juíza por seus comentários durante o julgamento. Alguns especialistas acreditam que ela exagerou em suas declarações.

ADVERTISEMENT

A juíza Aquilina afirmou durante o julgamento: “Acabei de assinar seu mandado de morte”. Antes desse comunicado, ela fez comentários que davam a entender que, se pudesse, ela permitiria a violação de Nassar na prisão. A juíza comentou: “Nossa Constituição não permite castigos cruéis e incomuns. Se o fizesse… eu permitiria que algumas ou muitas pessoas fizessem com você o que você fez com os outros”.

ADVERTISEMENT

Embora seja comum que um juiz expresse seus sentimentos em relação a alguém que está julgando, as declarações feitas devem considerar os crimes cometidos. Por exemplo, comentários como “Você não merece estar em nossa comunidade. Você é muito perigoso.”

ADVERTISEMENT

Os especialistas acreditam que a juíza Aquilina, pela forma com que falou com o réu e a demonstrou seu desprezo por ele, pode ter ultrapassado a linha do profissionalismo judicial. O professor de direito da Universidade de Indiana, Charles Gardner Geyh, disse ao Huffington Post que as declarações de Aquilina foram “um passo longe demais“. Ele continuou: “Do ponto de vista da lei, o juiz deve se posicionar de forma mais neutra e racional”.

ADVERTISEMENT

A juíza, no entanto, foi elogiada pelos defensores das vítimas quando rejeitou o pedido de Nassar para parar os testemunhos das vítimas.

Ainda assim, o professor Robert Schuwerk, do Centro de Direito da Universidade de Houston, acredita que a postura de Aquilina foi emocional e não legal.

ADVERTISEMENT

Brenda Smith, especialista nacional em estupro na prisão e professora de direito da Universidade Americana, sentiu-se perdida nas palavras e comentários da juíza. Ela disse ao Huffington Post: “A realidade é que ninguém merece ser vitimado. Seus comentários [de Aquilina] sugerem que, nesse tipo de caso, seria apropriado, de alguma forma, que pessoas como Nassar fossem vítimas de estupro”.

ADVERTISEMENT

Stephen Gillers, professor da Universidade de Nova York e especialista em ética legal, comentou sobre a decisão do Supremo Tribunal, e afirmou, “após a conclusão das provas, estar extremamente satisfeito com a punição do réu, que demonstrou ser uma pessoa completamente reprovável”. Ele ainda disse: “Ainda que o a juíza tenha dito coisas fortes, não disse nada impróprio”.

ADVERTISEMENT

E você, o que você acha da postura da juíza? Por favor, deixe seus comentários abaixo! E não se esqueça de seguir a nossa página para ler mais posts como este :)