X
    Categories: +Bem estar

Manter o cabelo preso prejudica os fios e aumenta a queda


 

ADVERTISEMENT

Prender o cabelo, muitas vezes, chega a ser um vício. Principalmente quando clima está mais quente, parece impossível ficar em casa ou andar pela rua com as madeixas soltas. É um ato quase automático fazer um rabo de cavalo ou um coque para impedir que os fios fiquem caindo pelo rosto ou esquentando a nuca.

ADVERTISEMENT

 

No entanto, esta é uma prática que, apesar de comum, pode prejudicar e muito a saúde do cabelo. O maior problema está na frequência e no tempo que o cabelo fica preso. Além disso, é preciso dar uma atenção especial ao tipo de elástico usado para o penteado e à força que está exercendo no couro cabeludo.

ADVERTISEMENT

 

Criar esta tensão frequentemente e de forma prolongada pode ocasionar o que é chamado por especialistas de “alopecia por tração”, uma condição que leva à quebra e queda dos fios, podendo resultar em uma calvície. O problema é agravado pelo uso de penteados muito apertados, que acabam forçando e enfraquecendo a raiz do cabelo, além de prejudicarem o couro cabeludo, já que diminuem o fluxo de sangue no local.

ADVERTISEMENT

 

O quadro pode se agravar ainda mais em fios que são tratados quimicamente, sendo tintura ou alisamento. O uso de chapinha, babyliss e secadores também colabora com o enfraquecimento dos fios. Portanto, é preciso ter um cuidado redobrado nestes casos.

ADVERTISEMENT

 

Dormir com o cabelo amarrado agrava ainda mais o quadro, já que a tensão somada ao atrito natural com o travesseiro faz com que os fios quebrem com maior facilidade. Outro cenário prejudicial é mantê-los presos enquanto ainda estão molhados, pois a umidade deixa a estrutura capilar mais frágil.

ADVERTISEMENT

 

Como evitar:

Para manter os fios fortes e saudáveis, evitando a quebra e a queda excessiva, é sempre bom deixá-los soltos o maior tempo possível. Quando desejar prendê-los, escolha o acessório ideal, como prendedores plásticos (conhecidas como piranhas), palitos de madeira, grampos, arcos ou algum que use tecido. Evite as chuchas de cabelo, já que ajudam na quebra dos fios. Caso queira usá-las, evite apertar demais o penteado e dê poucas voltas.

ADVERTISEMENT

 

Se você não consegue dormir de cabelo solto de jeito nenhum, faça tranças baixas e frouxas.

 

Como tratar:

Se você já percebeu que seu cabelo tem quebrado e caído muito, fique tranquila! A maioria dos casos tem solução. Primeiro, você precisa mudar os hábitos que estão prejudicando a saúde capilar. Além disso, é importante acrescentar a sua rotina o cuidado com os fios, sem esquecer do couro cabeludo. Invista em boas máscaras de tratamento e em óleos naturais. Além de, claro, procurar um dermatologista.

ADVERTISEMENT

 

 

VÍDEOS RECOMENDADOS:

Conheça 9 usos diferentes para o bicarbonato de sódio

 

Os usos incríveis e criativos que você pode dar a um preservativo