X
    Categories: +Cotidiano

Menina que usou um tampão por nove dias desenvolve síndrome do choque tóxico


Apesar da sociedade de hoje promover a igualdade de gênero e o feminismo, as mulheres terão sempre dois problemas à frente dos homens.

ADVERTISEMENT

Um deles é a dor do trabalho durante o parto, e o segundo trata da menstruação.

No decorrer da história, no entanto, a inovação higiênica para minimizar o peso da menstruação, principalmente no que tange ao conforto feminino, tem sido revolucionária. Absorventes de pano chegaram ao mercado no final dos anos 1800. Kotex anunciou pela primeira vez seu produto em 1888. Quase meio século depois, em 1929, para ser exato, o médico Dr. Earl Haas patenteou e inventou o absorvente moderno.

ADVERTISEMENT

No entanto, a conveniência tem um preço, mais especialmente no que tange ao absorvente interno. Haas nunca poderia ter previsto os perigos letais que sua invenção lucrativa mais tarde exporia as mulheres.

ADVERTISEMENT

A síndrome de choque tóxico é uma condição súbita e potencialmente fatal causada pela liberação de toxinas de um crescimento excessivo de bactérias chamadas Staphylococcus aureus ou também conhecido como bactéria staph. Deixar um tampão por muito tempo dentro do corpo é a maneira mais fácil de contrair essa síndrome terrível.

ADVERTISEMENT

Emily Prankhurst aprendeu isso da maneira mais difícil.

Emily, de 20 anos, ficou muito doente depois dos exames da escola. Ela pensou que estava apenas estressada e desgastada do desafio mental. Infelizmente, era muito mais grave do que pensava. Ela começou a se sentir inchada. Foi quando descobriu que o tampão de seu último período menstrual ainda estava lá. E já fazia 9 dias que Emily o havia colocado. Ela imediatamente o removeu, mas era tarde demais. O tampão já estava preto colorido pela ação do tempo dentro do corpo.

ADVERTISEMENT

Pouco depois, ela começou a sentir todo tipo de sintomas assustadores e desconfortáveis. Ela começou a confundir as palavras quando falava, e até notou descolorações em sua pele. Ela imediatamente foi ao hospital. Depois de executar algumas varreduras e testes, ela foi diagnosticada com TSS. Os médicos disseram que Emily teve sorte de chegar lá a tempo, pois a manifestação das bactérias pode ser fatal.

ADVERTISEMENT

Os médicos conseguiram salvá-la com tratamento e medicação adequados. Mas mesmo assim, ela experimentou complicações causadas por TSS. Ela teve problemas inclusive de mobilidade! Atividades simples como andar e sentar-se se tornaram extremamente difíceis.

ADVERTISEMENT

Mas o que acontece no TSS?

O corpo feminino normalmente possui a bactéria staph numa quantidade pequena e normal.point 145 | E os absorventes são criadouros ideais para esta bactéria.point 196 | Se deixados na vagina por um tempo considerável, podem tornar o crescimento dessas bactérias excessivo.point 286 |

ADVERTISEMENT

Por sua vez, os venenos ou toxinas bacterianas entram na corrente sanguínea.point 65 | No esforço do corpo para diminuir a velocidade ou matar as bactérias que crescem rapidamente, reduz-se o suprimento de oxigênio, o que, por sua vez, reduz a pressão sanguínea do corpo.point 219 |

ADVERTISEMENT

Esta é a principal razão pela qual Emily apresentou sintomas como febre, vômitos, erupções cutâneas, confusão, dor muscular, olhos vermelhos, convulsões e dores de cabeça.point 148 | 1


Felizmente, Emily se recuperou e obteve alta. Agora ela está de volta à escola. Embora ela ainda se sinta exausta, às vezes, os médicos dizem que estes são apenas alguns efeitos posteriores e seu corpo deve se recuperar completamente em pouco tempo.

ADVERTISEMENT

Se você conhece alguém que usa absorventes internos, avise essa pessoa para que tenha cuidado e para que não os esqueça dentro de si! Além disso, conhecer os sintomas de TSS podem fazer toda a diferença para uma ida felizmente precoce ou infelizmente tardia para o hospital.

ADVERTISEMENT

E então, o que achou desse artigo? Foi informativo para você? Você usa absorventes internos? Não se esqueça de seguir a nossa página no Facebook para ler mais artigos como esse :)