X
    Categories: +Bem estar

Não é desculpa! Alergia a exercício físico realmente existe


 

ADVERTISEMENT

Você pode até conhecer alguém que diz ter alergias a exercícios físicos como desculpa para fugir da academia. Mas, acredite, esta é uma condição que realmente existe, apesar de ser muito rara. A anafilaxia induzida pelo exercício desencadeia uma reação alérgica que, em casos mais graves, pode ser muito perigosa e até apresentar risco de vida.

ADVERTISEMENT

 

A reação alérgica induzida por exercício físico, em geral, é desencadeada pelo aquecimento do corpo ou pela transpiração. Em casos mais simples, os sintomas são os de uma alergia cutânea mais comum: vermelhidão e coceira intensa, geralmente começando pelo rosto e tórax e depois se espalhando por todo o corpo.

ADVERTISEMENT

 

Em casos mais graves, a pessoa pode apresentar falta de ar; crises de asma; inchaço na camada mais profunda da pele, especialmente nos lábios, mãos, pés e olhos; fechamento da glote; hipertensão ou hipotensão. Caso não seja socorrido com rapidez, estes sintomas podem ser fatais.

ADVERTISEMENT

 

Os especialistas ainda não sabem exatamente o que causa essa anafilaxia. Em alguns casos, foi possível averiguar que a reação alérgica aconteceu por uma combinação de fatores. Acredita-se que exercício físico e, consequentemente o aumento da temperatura, tenha potencializado outro processo alérgico, como o alimentar, por exemplo. No entanto, em outros quadros não foi possível traçar esta relação.

ADVERTISEMENT

 

Mas antes de começar a usar esta alergia como desculpa, saiba que ela é bastante rara e só afeta 50 em cada 100 mil pessoas. Para conseguir um diagnóstico, é preciso consultar um médico, que vai avaliar os sintomas e, caso necessário, conduzir um teste de provocação de exercício.

ADVERTISEMENT

 

VÍDEOS RECOMENDADOS:

Se você sofre de dor no nervo ciático, siga essas dicas simples para se ver livre da dor!

 

10 sinais de que a sua circulação sanguínea está com baixo índice de oxigênio