X
    Categories: +Família

No Brasil, 56% das crianças bebem refrigerante antes de 1 ano de idade


Em um mundo baseado no consumo desenfreado, precisamos estar muito mais atentos à alimentação de nossas crianças.

ADVERTISEMENT

Recentemente, o documentário “Muito Além do Peso” divulgou dados alarmantes sobre os hábitos alimentarem das crianças brasileiras.

Um dos pontos mais espantosos foi o fato de 56% das crianças com menos de um ano já bebem refrigerante, até mesmo em mamadeiras. Além disso, 30% das crianças estão acima do peso, aumentando muito as chances de se tornarem adultos obesos. Dados indicam que de cada cinco crianças obesas, quatro sofrerão com a obesidade na vida adulta.

ADVERTISEMENT

 

Para ressaltar a importância desse assunto, o site Pensar Contemporâneo conversou com Estela Renner, diretora do documentário, que destacou a urgência em mudar os hábitos alimentares dos brasileiros, principalmente na infância.

ADVERTISEMENT

Estela aponta que o sobrepeso e a obesidade infantil, muitas vezes, abrem a porta para outras doenças graves que, no passado, só acometiam adultos, como diabetes tipo 2, alguns tipos de câncer, doenças no pulmão, coração, entre outras.

“É preciso sacudir as pessoas em relação a esse assunto. Os pais sabem que seu filho está com colesterol alto, mas acreditam que vai passar, que sempre vai acontecer a fase do estirão”, explicou a diretora. Estirão é a fase em que a criança cresce rapidamente, muito comum na puberdade.

ADVERTISEMENT

Além de mostrar a urgência de combater a obesidade infantil, o documentário ainda comprova que alguns mitos sobre o sobrepeso não são verdadeiros. Como, por exemplo, o fato de não existir comprovação científica da genética ser um fator relevante nesse quesito. “Poucos sabem que o fator genético ocupa somente 10% dos casos e que a obesidade e o sobrepeso podem também ser domados com uma reeducação alimentar”.

ADVERTISEMENT

Estela diz que o objetivo do documentário é jogar uma luz sobre esse assunto tão importante, trazendo informações para o público. Com isso, ela espera munir pais e mães com o conhecimento necessário para que possam aderir a uma rotina mais saudável.

ADVERTISEMENT

 

Segundo ela, a conscientização dos pais e mães é fundamental para que seja possível combater outro grande vilão para a saúde das crianças: a publicidade infantil.

“É preciso regulamentar a publicidade dirigida às crianças urgentemente. Não podemos mais deixar que os pais sozinhos enfrentem esta batalha só porque eles são os pais das crianças. Os pais precisam de ajuda porque as crianças precisam de ajuda”.

ADVERTISEMENT

Para Estela, algumas cenas são bastante chocantes e preocupantes, como a de bebês consumindo refrigerante: “Um dos nossos primeiros contatos com o mundo é por meio do aleitamento materno e é um momento fundamental de reconhecimento e formação da relação mãe e filho. Além de chocante do ponto de vista da saúde, acho muito simbólico, do ponto de vista das relações que estamos criando, ter um produto tão cheio de químicos já intrometido entre mãe e filho”.

ADVERTISEMENT

 

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o consumo total de açúcar de crianças de 2 a 18 anos deve se limitar a 25g por dia, o que significa 6 colheres de chá ou 5 pacotinhos. Para crianças menores de 2 anos, o consumo de açúcar não é recomendado.

ADVERTISEMENT

O documentário “Muito Além do Peso” pode ser assistido gratuitamente pelo site do projeto, se tiver interesse, clique aqui!

 

Como são seus hábitos alimentares? Não deixe de comentar sua opinião abaixo! Para ler mais posts como esse é só seguir a nossa página! :)

ADVERTISEMENT