X
    Categories: +Cotidiano

O que é mindfulness e como você pode aplicá-la na sua vida


Você sabe respirar?

ADVERTISEMENT

Essa pode ser uma pergunta boba, mas a verdade é que esse ato tão automático, natural e instintivo nem sempre é realizado correta e saudavelmente pelas pessoas. Em meio a um cotidiano corrido e estressante, não é de se estranhar que homens e mulheres estejam se esquecendo do fundamental: respirar.

ADVERTISEMENT

Os efeitos de uma má respiração são diversos: pode causar estresse, ansiedade, quadros depressivos, falta de concentração e de atenção.

Um estudo publicado na revista científica britânica Lancet comparou os resultados obtidos por remédios antidepressivos e por terapias baseadas em mindfulness, e eles foram parecidos, o que significa que os exercícios podem ser uma alternativa ao uso de medicamentos!

ADVERTISEMENT

Mas o que é, afinal, mindfulness? O termo significa consciência plena. A atividade baseia-se na ideologia de que devemos conectar nossas ações com nossos pensamentos, olhando para o nosso entorno com mais generosidade e consciência. Ao fazer isso, compreenderíamos melhor nossas sensações, devaneios e atitudes.

ADVERTISEMENT

Mindfulness também é um método que permite alguém se tornar mais calmo, seguro e sereno, o que melhora as relações profissionais, amorosas, familiares, e a relação consigo mesmo. Ou seja, aquele momento de exercício de respiração e de meditação acaba impactando a sua vida como um todo!

ADVERTISEMENT

Nascidas da meditação budista, as práticas mindfulness estão ganhando adeptas e adeptos por todo o mundo. Confira abaixo alguns exercícios que você pode implementar tranquilamente no seu dia a dia:

1.  Preste atenção na sua respiração

ADVERTISEMENT

Observe como o ar entra, circula e sai do seu corpo. Faça isso assim que acordar, antes mesmo de sair da cama. E, durante o dia, repita o exercício algumas vezes. Perceba como sua respiração se altera ou se mantém. Quando subir escadas ou fazer algum esforço, faça isso também. O encontro com a própria respiração é também um encontro com você mesmo.

ADVERTISEMENT

2. Preste atenção no próprio corpo ao comer e andar

Comer não é só jogar comida para dentro. Procure valorizar o cheiro, o gosto e a textura dos alimentos. Como eles fazem você se sentir? Como é o seu ritmo de mastigação? Enquanto caminha, procure prestar atenção nos detalhes do seu corpo. Repare na sua postura, nos seus joelhos, braços, em como tudo está funcionando no seu ato de andar, correr, ficar sentado ou em pé.

ADVERTISEMENT

3.  Aplicando mindfulness nas suas atividades

Sabe aquela falta de foco nos estudos ou na preparação de um relatório? Ou então aquela falta de atenção ao atravessar a rua ou ao deixar uma panela quente no fogão? Pois é. A mindfulness se propõe a fazer você voltar a prestar atenção nessas coisas, a recuperar o seu foco e estar mentalmente presente naquilo que faz. Exercitando a consciência plena, ao longo do tempo você não esquecerá mais objetos por aí.

ADVERTISEMENT

4. Ouça e fale com consciência

Nem terminamos de ouvir uma frase e já concordamos, discordamos ou temos algo a acrescentar. Exercite só ouvir, palavra por palavra, sem apertar o botão de avançar. O mesmo para dizer: por que omitir ou exagerar, quando é possível simplesmente falar o que precisa ser falado?

ADVERTISEMENT

 

5. Note seu entorno

Às vezes vivemos no piloto automático, mas a verdade é que estamos em volta de pessoas, e isso poderia ser melhor explorado por todos nós. Sair do celular e dar uma passeada, observando e sorrindo por aí, pode fazer com que voltamos para casa inspirados. Aliás, estar sensível ao que nos circunda é sinal de inteligência. Contextos mudam, e você deve percebê-los para se adequar a eles (em volume de voz, postura, tom, etc). Isso com certeza o ajudará em seu crescimento pessoal!

ADVERTISEMENT

6. Faça pequenas pausas

O seu cotidiano pode ser corrido, mas precisa de pausas. Pausas são necessárias, principalmente depois de momentos importantes. Encaixar um compromisso direto no outro, sem um mínimo de intervalo, é pedir para a cabeça se embaralhar. Além disso, os intervalos e os momentos de contemplação servem para que façamos a digestão das coisas significativas que nos acontecem. Além disso, são ótimas oportunidades de planejamento.

ADVERTISEMENT

Com a mindfulness, seus dias serão mais possíveis e leves. Antes de dormir, volte a notar sua respiração, seu corpo e existência – afinal, você respira, está aqui e existe! :)

ADVERTISEMENT

Vídeos recomendados

Pesquisa diz que crescer com uma irmã faz de você uma pessoa melhor

5 razões por que batatas fazem bem à saúde