X
    Categories: +Entretenimento

Oscar terá nova categoria em 2019 para premiar “filmes populares”


Se você já se sentiu frustrado pelo fato de que nenhum dos filmes que você vê no cinema é indicado ao Oscar, talvez tenha chegado a sua vez de se sentir representado pela Academia!  

ADVERTISEMENT

Em 8 de agosto, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou que adicionará um prêmio por ”realizações notáveis em filmes populares” no próximo Oscar, que será realizado em fevereiro de 2019. “Os requisitos de elegibilidade e outros detalhes importantes serão divulgados”, segundo o comunicado reproduzido pelo HollywoodReporter. E a produção poderá concorrer tanto à categoria de melhor filme quanto de melhor filme popular!

ADVERTISEMENT

Especula-se que a razão por trás da mudança tenha sido a tentativa da Academia em impulsionar a audiência do Oscar.

Há uma década, a organização aumentou o número de indicados ao prêmio de melhor filme de cinco para dez produções. No entanto, os cinco filmes extras que vieram a partir dessa alteração quase nunca eram filmes populares (de grande bilheteria, prestigiados pelo público), e sim os aclamados pela crítica. Isso frustrava os espectadores, que muitas vezes não havia visto os filmes premiados pela cerimônia e portanto acabava desistindo de ver o evento.

ADVERTISEMENT

Ainda há muitas dúvidas não respondidas sobre a inserção da nova categoria na cerimônia. Por exemplo: afinal, o que constitui um filme popular e quem na Academia decidirá isso? Além do mais, o que qualifica essas pessoas a julgarem popularidade? A popularidade desses filmes será considerada apenas nos EUA ou será considerada no resto do mundo também? Se o filme for tão bom e popular, por que ele não pode concorrer a melhor filme?

ADVERTISEMENT

Durante a divulgação de seu mais novo filme, o suspense 22 Milhas, o ator Mark Wahlberg defendeu a criação do Oscar de Melhor Filme Popular:

“Se essa categoria existisse antes, talvez eu já tivesse ganhado duas vezes […] Nós fizemos alguns filmes muito bem-sucedidos na parte comercial que acreditamos que certamente alcançariam esse tipo de notoriedade. Fazemos filmes para o público e se pudermos ganhar um prêmio por isso, ótimo. Se não, nós fazemos estes filmes para que o público goste deles”, declarou o ator, em entrevista à Variety.

ADVERTISEMENT

 

 

 

No entanto, a categoria também enfrenta críticas. Há quem acuse a Academia de estar oferecendo um prêmio de consolação para os blockbusters, uma manobra regulamentar visando apenas ao dinheiro levantado por essas grandes megaproduções.

ADVERTISEMENT

 

 

O que você achou dessa história? Por favor, deixe sua opinião na seção de comentários abaixo.

E compartilhe este post seus amigos no Facebook!

Vídeo recomendado!

Mãe obtém grau honorário em Direito com a filha cega por ajudá-la a estudar para passar na faculdade

 

ADVERTISEMENT

 

Não se esqueça de ▼ curtir a nossa página ▼ para mais histórias inspiradoras :)