X
    Categories: +Bem estar

Pão branco pode passar de engordativo a emagrecedor, afirma estudo


Convenhamos, não tem nada mais gostoso do que um pãozinho quentinho pela manhã.

ADVERTISEMENT

No entanto, muita gente precisa abrir mão deste prazer por causa dos temidos carboidratos, que são grandes vilões da dieta.

Contudo, se você não consegue desapegar do pão branco ou nem mesmo trocá-lo por versões mais lights, como o integral ou a tapioca, saiba que existe um “truque” divulgado por cientistas para fazer com que o pão branco deixe de ser engordativo, podendo até mesmo contribuir para o emagrecimento.

ADVERTISEMENT

 

Alimentos ricos em carboidratos são vilões da dieta porque são absorvidos muito rapidamente pelo organismo e se transformam em glicose. Com isso, obrigam o corpo a liberar a insulina necessária para nivelar essa glicose. Esse processo faz com que o corpo ganhe bastante energia e, se ela não for gasta, acaba se tornando gordura. Além disso, esse pico de insulina faz com que você sinta fome mais rapidamente.

ADVERTISEMENT

 

No entanto, uma recente pesquisa encontrou uma forma de “driblar” este efeito do carboidrato. De acordo com um estudo publicado na PubMed, o ato de congelar estes alimentos e depois esquentá-los no forno ou em uma panela altera sua estrutura, transformando os carboidratos em amido resistente, que tem uma digestão mais prolongada.

ADVERTISEMENT

Além disso, o amido prolongado aumenta a sensação de saciedade e possui a capacidade de “influenciar” outras moléculas de glicose e gordura, fazendo com que também sejam absorvidas mais lentamente. Todas estas propriedades ajudam na perda e peso e no controle da glicemia e do colesterol.

ADVERTISEMENT

 

Segundo a pesquisa, o pão branco congelado e reaquecido pode ter o índice glicêmico reduzido em até 39%. Ainda assim, o alimento não perde suas propriedades e ainda age no organismo de forma parecida ao das fibras.

ADVERTISEMENT

 

 

 

Vídeos recomendados:

 

Aqui vão 7 legumes que você nunca deve comer crus

 

Uma postagem na internet acabou com a vida dessas 5 pessoas