X
    Categories: + Moda e Beleza

Pesquisa revela que o corpo de uma mulher pode envelhecer até 11 anos após uma gestação


O processo de gestação altera muito o corpo de uma mulher, não só os aspectos físicos, como aumento de peso, inchaço, digestão, mudanças na pele e crescimento dos seios, entre outros, como também os aspectos psicológicos, como alterações de humor e algumas transformações no cérebro.

ADVERTISEMENT

Photo by Thiago Cerqueira on Unsplash

Embora o corpo físico possa voltar ao estado anterior com o passar dos meses após o parto, uma pesquisa recente descobriu que a maternidade pode estimular o envelhecimento do organismo da mulher em até 11 anos. De acordo com os resultados obtidos, o envelhecimento é ainda maior do que os danos causados pelo tabagismo ou pela obesidade.

ADVERTISEMENT
point 0 |
Photo by jurien huggins on Unsplash

Para o estudo, 2 mil mulheres norte-americanas tiveram seu sangue coletado e analisado.point 155 | Seus telômetros – estruturas no DNA que indicam o nível de envelhecimento do organismo pelo tamanho – foram observados, para se chegar ao resultado.point 292 |

ADVERTISEMENT

Quando os telômetros são grandes, indicam que o organismo é jovem.point 56 | Contudo, quando estão pequenos, significam que a pessoa já está em processo de envelhecimento.point 137 | 1

Photo by freestocks.org on Unsplash

Os cientistas decidiram comparar os telômetros de mulheres que já haviam tido filhos com os telômetros de mulheres que nunca haviam engravidado, e a diferença foi enorme. Mulheres com filhos possuíam um organismo 11 anos mais velho de acordo com o processo de envelhecimento.

ADVERTISEMENT
Photo by Colin Maynard on Unsplash

Contudo, a intenção dos cientistas ao divulgar tal pesquisa não é assustar futuras mães e fazer com que as mulheres optem por não ter filhos. Ao invés disso, eles esperam que as mulheres possam se prevenir antecipadamente contra as doenças do envelhecimento, levando hábitos de vida mais saudáveis.

ADVERTISEMENT

 

O que achou desse artigo? Conta pra gente nos comentários!

E não se esqueça de curtir nossa página no Facebook, para mais artigos como esse!