X
    Categories: + Moda e Beleza+Cotidiano

Modelos plus-size mostram como o Photoshop pode ser enganoso


Vamos ser sinceros: a maioria das coisas que vemos na internet não são verdadeiras e corroboram para que tenhamos expectativas de vida irreais.

ADVERTISEMENT

 Precisamos parar um pouco e nos questionarmos sobre o que é natural e o que é artificial, o que é verdadeiro e o que é falso. Afinal, todos nós, de alguma forma, estamos nos cobrando desnecessariamente para conquistar coisas que nos são vendidas por uma propaganda ilusória e, no fim das contas, nos sentidos tristes e frustrados, pois não conseguimos realizar essas vontades.

Quanto às imagens que vemos no Instagram, elas não são realmente as imagens originais, pois passam por uma série de edições até ficarem mais próximas da perfeição. Além disso, uma foto pode passar informações desvinculadas da realidade da pessoa que tirou a foto. O vídeo abaixo analisa bem essa questão.

ADVERTISEMENT

As tecnologias de embelezamento, ou melhor: apagamento, como o Photoshop e outras ferramentas de edição de fotos, possibilitam que o usuário crie formas humanas perfeitas, seguindo os ideais de beleza cada vez mais inalcançáveis da nossa cultura.

ADVERTISEMENT

As imagens falsas podem ter um efeito terrível sobre os seres humanos, especialmente sobre as meninas, porque elas são as que estão mais obcecadas com a maneira como são vistas – o que é resultado da nossa cultura de objetificação da mulher.point 258 |

ADVERTISEMENT

 Ao serem ensinadas que devem ser graciosas e belas, as mulheres passam a se preocupar excessiva e neuroticamente com a beleza, o que as torna mais propensas a distúrbios alimentares, por exemplo.point 165 | Na verdade, a diversidade de formatos e cores dos corpos é que torna a fisionomia humana tão bonita e interessante.point 261 |

ADVERTISEMENT

Não deveríamos nos mutilar para preencher ideais que nem sequer foram construídos por nós!point 77 | 1

Porque não aceitamos a diversidade dos corpos e buscamos um ideal universal, a vergonha do próprio corpo está enraizada na nossa sociedade, atingindo especialmente as meninas.point 229 |

ADVERTISEMENT

Os indivíduos com excesso de peso são excluídos socialmente, sofrem retaliações e são constantemente repreendidos.point 101 | Da mesma forma, as pessoas que são muito magras se sentem intimidadas pela falta de ”preenchimento” e ”contorno”, seja homens preocupados com a falta de músculos ou mulheres preocupadas com seios ou bumbum pequeno.point 306 |

ADVERTISEMENT

Assim, criamos um mundo onde a maioria das pessoas gasta as suas vidas se olhando no espelho e se odiando profundamente.point 101 | 1

O pior dos casos é quando as pessoas começaram a se automutilar.point 204 |

ADVERTISEMENT

O transtorno alimentar está no topo da lista, constituindo-se como uma lenta destruição, e nessa lista ele é seguido pelo suicídio.point 111 | As pessoas acham insuportável viver em seus corpos, então decidem filtrar a quantidade de alimento acessada pelo corpo.point 213 |

ADVERTISEMENT

Se isso não funciona, há as que decidem tirar a própria vida.point 50 | Não é uma questão que se encerra na estética.point 87 | Não é superficialidade.point 108 | A falta de autoestima destrói o amor que se tem por si mesmo, e isso impede que se viva com saúde e que se alcance a felicidade.point 210 |

ADVERTISEMENT

Estamos criando uma sociedade doente ao valorizar certos (e poucos) corpos em detrimento de outros (a maioria).point 95 | 1

No entanto, há pessoas que estão saindo de suas zonas de conforto e questionando a cultura da beleza artificial e inalcançável. Essas pessoas estão denunciando e boicotando os meios de comunicação que exibem imagens fotográficas editadas e, portanto, falsificadas, de homens e mulheres. Essas pessoas (em sua maioria, mulheres) começaram a gostar mais do reflexo que vêem no espelho. Começaram a se sentir confortáveis na própria pele.

ADVERTISEMENT

Esse é o primeiro passo para aceitarmos as diferenças nos corpos humanos e celebrar a diversidade.

Esse é o caso de Callie e Thorpe e Diana Sirokai.

Veja como Callie se parece:

Callie Thorpe e Diana Sirokai são duas modelos plus-size que levantaram a voz contra o uso do Photoshop na publicidade, a fim de transformar a aparência de alguém real numa beleza artificial e opressora.

ADVERTISEMENT

Veja como Diana se parece:

Essas duas modelos participaram de uma sessão de fotos com Karizza, um fotógrafo que mostra, através do seu trabalho, como o Photoshop destrói drasticamente a realidade. Karizza usou sua excelente habilidade em edição de imagem para transformar Diana e Callie em modelos mais magras e padronizadas.

ADVERTISEMENT

Diana e Callie antes do Photoshop:

Diana postou as fotos antes e depois em sua página Instagram. Ela disse que pareciam ótimas em ambas as imagens. Ela acrescentou ainda que os três participaram desse projeto apenas para mostrar às pessoas como a mídia e as revistas levam a edição de imagem para um novo nível, um nível inalcançável, um nível insano e prejudicial à saúde das pessoas.

ADVERTISEMENT

Diana e Callie depois do Photoshop:

A publicidade está vendendo mentiras e as pessoas estão comprando como se fosse a verdade (ou como se devesse ser a verdade). As celebridades e as modelos não se parecem da forma como são representadas. Este é um mundo falso e é hora de mostrar o verdadeiro rosto disso, concluiu Diana.

ADVERTISEMENT

Quando você olha para as imagens acima, pré e pós Photoshop, fica chocado ao ver as diferenças. O Photoshop pode realmente alterar as imagens reais em algo completamente falso, diferente.

Você tem algo a dizer sobre isso? Este é literalmente um tema quente e seria bom se você pensasse um pouco sobre isso. É saudável exigir tanto dos corpos das meninas? É saudável que as pessoas se importem mais com a aparência física do que com a essência? É mais importante ser magro ou bom? Por que não conseguimos mais nos relacionar saudavelmente com os alimentos? Quantas pessoas você conhece que sofrem de compulsão alimentar? Precisamos dar um jeito nisso. Ainda é tempo!

ADVERTISEMENT

Compartilhe com seus amigos e familiares este artigo! Ajude a repassar essas reflexões. É sempre tempo de questionarmos se nossas ações correspondem com o que é certo.