X
    Categories: +Ciência+Família

Por que as vezes, algumas crianças entre 3 a 10 anos sentem muita dor nas pernas? Veja motivo:


Conhece ou tem em casa um filho que acorda durante a noite com dor na perna? De tempo em tempo se quixa de dores nas pernas no final do dia? Eles podem estar sofrendo com a famosa “dor do crescimento”, e é algo mais normal do que aparenta, acometendo muitas crianças na faixa de 3 e 10 anos.

ADVERTISEMENT

Apesar do nome, não existem provas de que a dor acontece por conta do crescimento, mas é assim que se fala por falta de opção ou definição melhor.

Dor do crescimento, o que é?

Se trata de uma dor que vem de maneira repentina. Geralmente a criança está dormindo o sono dos justos e acorda sentindo muita dor na coxa, panturrilha ou até mesmo a canela, podendo ser em uma ou nas duas pernas, como se estivesse doendo o osso. Talvez por isso seja chamada de “dor do crescimento”, porque dá a impressão de que a dor é consequência do osso estar crescendo.

ADVERTISEMENT

Qual é a causa por trás da dor do crescimento?

Não existe nada certo. Segundo estudos, pode variar desde má postura, cansaço muscular, razões psicológicas ou um desequilíbrio entre o crescimento do osso e dos músculos. Ou seja, qualquer destas coisas podem ser as causas da dor do crescimento.

ADVERTISEMENT

Como diagnosticar se é dor de crescimento?

Não existe um exame que dirá com exatidão que as dores acometidas são decorrente do crescimento. O médico pode concluir isso após excluir as possibilidades de alguma doença ou lesão de acordo com os sintomas e a partir dai, diagnosticas como “dor do crescimento”. Deste modo, é de extrema importância que a criança seja acompanha por um ortopedista ou pediatra de sua confiança.

ADVERTISEMENT

Existe tratamento?

Antes de mais nada, considere que apesar de parecer, esse tipo de dor não é manha ou invenção.point 144 | Ela existe e pode doer muito.point 168 | Sabe-se que ela vai embora assim como veio: do nada.point 211 |

ADVERTISEMENT

Caso seja necessário, o médico poderá prescrever um analgésico para amenizar a dor.point 71 | É válido também confiar em massagens, compressas, alongamentos, além do carinho, atenção e paciência dos responsáveis podem ajudar a resolver e permitir que a criança passe por esta fase mais tranquilamente.point 248 | 1

ADVERTISEMENT