X
    Categories: +Cotidiano

Quem é Celso Karsburg, o juiz que recusou auxílio moradia e cuida de uma praça pública


Nas últimas semanas, foi possível acompanhar uma série de discussões sobre a necessidade do auxílio-moradia pago a magistrados brasileiros.

ADVERTISEMENT

No Brasil, um magistrado titular recebe um salário base de R$ 27 mil. O valor do auxílio moradia soma R$ 4.177,00 a esse salário, para que o profissional possa pagar por um lugar para viver. A principal crítica à existência do auxílio é a real necessidade do mesmo na vida de uma pessoa que já ganha um salário tão alto… afinal, esse dinheiro não deveria estar sendo destinado a projetos ou profissionais que realmente precisassem?

Nadando contra a corrente, o juiz do trabalho Celso Fernando Karsburg foi o primeiro magistrado brasileiro a recusar o benefício. A justificativa da recusa é clara: Celso diz que não se sente no direito de receber um auxílio desse porte em meio a parcelamento de salários de servidores públicos, dentre outras desigualdades e repercussões da crise econômica.

ADVERTISEMENT

Desde 2014, quando negou o auxílio, Celso abriu mão de 170 mil reais. 

Atualmente, Celso mora em Santa Cruz do Sul, RS.

Mais recentemente, o juiz repercutiu nas redes sociais mais uma vez. Um de seus vizinhos usou o seu mural no Facebook para compartilhar fotografias de Celso cortando a grama de uma praça pública do bairro. A praça se chama Praça Ernesto Frederico Söhnle.

ADVERTISEMENT

Celso usa seu tempo livre para cortar a grama do local há três anos. Por iniciativa própria, ele resolveu fazer algo para embelezar a sua comunidade e ajudar na manutenção da sua infraestrutura. Hoje, a iniciativa conta com a participação de outros moradores do bairro.

ADVERTISEMENT

Toda sexta-feira, Celso pega o cortador emprestado em um campo de futebol da cidade e dedica de 2 a 3 horas para aparar a grama. Mas não para por aí: além do trabalho de manutenção permanente, Celso faz parte de um movimento que, em conjunto com a prefeitura e empresários da cidade, realiza transformações importantes na região: ano passado, Celso participou do processo de construção de uma calçada e de plantação de diversas flores na bela praça.

ADVERTISEMENT
ADVERTISEMENT

Alguém já viu no Brasil, algum Juiz Federal cortando a grama de uma Praça Pública??? E ainda que devolve o seu auxílio…

Posted by Luis Leandro Grassel on Friday, February 2, 2018

Devido à sua postura consciente e engajada, Celso conquistou a simpatia e o carinho dos internautas. E se todos nós seguíssemos o seu exemplo?

ADVERTISEMENT

E então, o que achou desse artigo? Por favor, deixe seus comentários abaixo! E não se esqueça de seguir a nossa página para ler mais posts como este :)