X
    Categories: +Bem estar

Saiba por que os bebês se acalmam mais no colo da mãe


Quem é pai sabe como pode ser frustrante: Seu bebê está chorando muito, nervoso.

ADVERTISEMENT

Você até tenta acalmá-lo, dando colo e carinho, mas o pequeno parece ficar ainda mais irritado. Basta a mamãe segurá-lo que ele se acalma em um passe de mágica. Fique tranquilo, papai, isso é muito normal e não quer dizer que seu filho gosta menos de você.

 

ADVERTISEMENT

De acordo com a pediatra e educadora familiar Dra. Luciana Herrero, isto ocorre porque o bebê está muito mais familiarizado com a mãe. Durante os nove meses de gestação, a criança acaba se habituando ao som do batimento cardíaco dela, ao cheiro, a temperatura. Para o bebê, tudo o que ele conhece até o momento do parto é relacionado à mãe.

ADVERTISEMENT

 

Após o nascimento, o pequeno é exposto a muitos outros estímulos. No entanto, este vínculo com a mãe não se perde. Ao ser segurado por ela, a criança consegue reconhecer todos estes fatores de quando ainda estava no útero e acaba sentindo conforto e segurança. Além disso, o laço criado com a amamentação também ajuda.

ADVERTISEMENT

 

 

A Dra. Luciana Herrero explica ainda que o bebê demora um tempo, que pode variar de 1 a 3 meses, para conseguir se adaptar ao novo ambiente e começar a se acostumar com o pai. Ainda assim, os papais precisam se esforçar durante esse período para aumentar o vínculo com o filho. A dica é participar de dos cuidados e dar todo o afeto possível.

ADVERTISEMENT

 

Para diminuir essa frustração dos papais, a pediatra deu algumas dicas para estreitar este laço entre papai e bebê. Algumas podem se feitas ainda dentro do útero. Confira:

ADVERTISEMENT

 

– É muito importante que o pai converse com o bebê durante a gestação. Assim, ele conseguirá escutar e reconhecer a voz do pai;

– Após o nascimento, faça parte da rotina de cuidados, troque fraldas, de banho;

– Evite pegá-lo no colo apenas quando ele está chorando ou agitado. Faça carinho, dê atenção, aconchegue o bebê em seus braços sempre que puder;

ADVERTISEMENT

– Faça a shantala, uma massagem que acalma e tranquiliza o bebê;

– Use o sling ou apenas deixe o bebê próximo do seu corpo. Desta forma, ele irá se acostumar com o calor, com o cheiro e terá uma sensação de conforto.

 

Veja o vídeo com as dicas da Dra. Luciana Herrero:

ADVERTISEMENT