X
    Categories: +Bem estar

Ser muito friorento pode ser indício de uma doença


 

ADVERTISEMENT

Quem é friorento sabe, as temperaturas nem precisam estar tão baixas para você correr e procurar um casaco. No entanto, sentir calafrios constantemente e estar sempre com as extremidades geladas pode não ser assim tão normal. Estas características são muito comuns em pessoas que possuem Doença de Raynaud, uma síndrome bastante desconhecida.

ADVERTISEMENT

 

A doença, também chamada de Síndrome ou Fenômeno de Raynaud, provoca espasmos nas artérias, que causa a redução da circulação sanguínea nos locais afetados. Este problema ocorre principalmente nas mãos, mas também podem afetar os pés. E, em casos mais extremos, atinge o nariz, orelhas e lábios.

ADVERTISEMENT

 

 

A síndrome afeta principalmente as mulheres. Durante uma crise, as extremidades afetadas tornam-se brancas e depois adquirem um tom azulado, além de ocorrer um formigamento intenso ou até mesmo dor. Conforme a corrente sanguínea retorna aos dedos, a área fica vermelha e a pessoa sente uma ardência. Normalmente, os episódios duram alguns minutos, mas, em alguns casos, podem durar horas.

ADVERTISEMENT

 

Existem muitos motivos que podem desencadear as crises, como estresse e exposição ao frio. No entanto, a síndrome de Raynaud também pode aparecer em decorrência de outras doença no tecido conjuntivo, como esclerodermia, lúpus, problemas na tiroide e reação a alguns medicamentos.

ADVERTISEMENT

 

 

Para conseguir um diagnóstico preciso da síndrome, é necessária uma avaliação médica, que avaliará os sintomas, como a sensibilidade do paciente ao frio, a mudança na coloração da pele e outros relados condizentes com a doença.

ADVERTISEMENT

 

O fenômeno não exige um tratamento invasivo nem o uso de medicamentos. Em geral, é apenas preciso fazer algumas mudanças e adaptações nos hábitos e tomar algumas precauções simples, como se agasalhar corretamente, cobrir as extremidades afetadas e evitar lugares muito frios.

ADVERTISEMENT

 

 

Além disso, também são indicadas algumas mudanças para evitar as crises como parar de fumar, já que o hábito pode agravar os episódios, além de procurar soluções para diminuir o estresse, como terapias e meditação.

ADVERTISEMENT

 

VÍDEOS RECOMENDADOS:

Se você sofre de dor no nervo ciático, siga essas dicas simples para se ver livre da dor!

 

10 piores tipos de dor que são impossíveis para os seres humanos suportarem