X
    Categories: +Bem estar+Cotidiano+Criatividade

Essa técnica de arrumação japonesa mudará sua vida pra melhor


©instagram/mariekondo

A japonesa Marie Kondo ganhou um destaque mundial muito grande depois de publicar um livro que ensina como organizar sua casa e sua vida.

ADVERTISEMENT

A Mágica da Arrumação“, publicado em 2015, já se tornou um best seller e foi traduzido para muitos idiomas, incluindo o nosso amado português. O objetivo mais claro da obra é mostrar que para ter um espaço organizado é preciso abrir mão do que não lhe é essencial e manter por perto apenas aquilo que mexe com seu coração.

Nós da Mais Vibes decidimos dar uma pequena prévia das maravilhas descritas nesse livro e revelar o que é preciso ser feito para manter sua vida organizada.

ADVERTISEMENT

10- Se você não precisa, jogue fora.

© Unsplash

Tudo precisa ter um começo. E, segundo Marie, a arrumação só começa mesmo quando você separa o que é ou não necessário em sua vida. Mudar objetos de lugar, trancá-los no armário para não serem vistos é exatamente o contrário do que você precisa fazer para dar o primeiro passo. A casa precisa ter espaço para as suas coisas, aquelas que realmente lhe são essenciais, e não atuar como uma espécie de depósito.

ADVERTISEMENT

9. Mantenha somente os objetos que lhe trazem felicidade.

© Unsplash

Quando você estiver arrumando sua casa, pegue cada um dos objetos que possui em mãos e reflita se ele lhe dá ou não alegria. O ideal é manter por perto aquilo que lhe traz emoções fortes e positivas. Isso fará com que você esteja rodeado apenas por coisas que lhe dão segurança e força e vai melhorar 100% a qualidade do seu dia. Essa regra se aplica a todo e qualquer tipo de objeto, desde peça de roupas a até mesmo eletrodomésticos.

ADVERTISEMENT

8. Entenda melhor o “volume” de sua bagunça.

© Mike McCune

Não é bom arrumar um cômodo separadamente do outro. Quando você faz isso acaba deixando passar muita coisa e não tem uma noção melhor do que realmente compõe sua bagunça. Segundo, Marie, é melhor reunir todos os objetos da mesma categoria num canto e só então decidir quais ficam e quais vão embora. É assim que você realmente consegue manter aquilo que lhe é necessário e eliminar tudo que é supérfluo da sua vida.

ADVERTISEMENT

7. Armazene suas coisas de maneira inteligente.

© Reprodução / Apartment Therapy

Em seu livro, Marie adota um armazenamento que segue uma linha vertical. Os objetos são arrumados lado a lado, para que assim nada se perca e tudo fique visível aos seus olhos. Além dessa ser uma forma bem inteligente de guardar coisas, tudo acaba bem mais arrumado e objetos como roupas, por exemplo, mantêm uma forma melhor e duram mais tempo.

ADVERTISEMENT

6. Mantenha um padrão em sua cozinha.

© mrsmeyers

A maioria dos básicos são vendidos em caixas coloridas, latas, frascos ou garrafas diferentes.point 270 |

ADVERTISEMENT

Muitas vezes quando reunidas as embalagens acabam não casando e criam uma espécie de “ruído informativo“, que praticamente encurala a pessoa quando ela abre o armário.point 142 | Ao esconder etiquetas ou despejar alimentos em recipientes “limpos”, transparentes ou uniformes, esse tal “ruído” diminui.point 249 |

ADVERTISEMENT

Isso pode deixar sua cozinha mais prática e elegante, como pode ser observado na foto acima.point 77 | 1

5. Organize melhor suas roupas.

© weburbanist

Comece separando todas as roupas que você usa por estação.point 303 |

ADVERTISEMENT

Os cabides são muito bons para fazer essa distinção nesses momentos.point 58 | Além disso, é importante que você separe suas peças por cor.point 108 | Isso ajuda sua memória visual e pode evitar que você compre peças muito parecidas.point 177 | Na hora de pendurar as roupas, observe o comprimento da peça e faça com que as mais longas fiquem à esquerda, e as curtas, à direita.point 285 |

ADVERTISEMENT

Isso criará a sensação de um guarda-roupa mais leve e dinâmico, como você pode ver na imagem acima.point 82 | 1

4. Arranjando mais espaço no guarda-roupa.

© amazon

Comprometa-se em limpar suas bolsas todos os dias assim que elas chegam em casa.point 377 |

ADVERTISEMENT

É dessa forma que elas poderão ter tempo para “respirar” e não acumularão papéis ou objetos desnecessários para o seu próximo dia.point 121 | Caso você queira manter a forma de suas bolsas ao mesmo tempo em que economiza espaço em seu guarda-roupas, guarde uma dentro da outra.point 233 |

ADVERTISEMENT

Em relação aos seus documentos, faça uma caixa para guardá-los, e mantenha em mãos somente aqueles que você realmente precisa.point 107 | Organizando as coisas dessa forma é brm provável que você consiga mais espaço em seu guarda-roupa.point 190 | 1

3. Você não precisa de tantas fotos assim!

ADVERTISEMENT
© Momtastic

Ter muitos porta-retratos com fotos pela casa pode acabar sendo uma fonte de poluição visual.point 153 | Você não precisa recordar todos os momentos importantes de sua vida de uma vez só.point 221 |

ADVERTISEMENT

Tente selecionar alguns e mantenha em vista somente aqueles realmente importantes.point 72 | Outra coisa importante é tentar evitar que os porta-retratos acumulem poeira mas prateleiras ou móveis, afinal de contas, eles estão ali para alegrar sua visão todos os dias.point 219 |

ADVERTISEMENT

Por que então não tenta posicionar os retratos na parede de uma forma legal e criativa?point 72 | 1

2. Não guarde livros somente para juntar poeira!

© bhg

Marie fala que você precisa se desfazer de duas categorias bem parecidas de livros de que você : aqueles que você já leu e aqueles deseja ler há muito tempo. Não há necessidade de guardar um objeto que já cumpriu sua função e se você não leu até então, é provável que não venha a ler mais tarde. Tenha em sua casa somente os melhores livros, aqueles dignos da “calçada da fama”.

ADVERTISEMENT

1. O seu escritório deve ser o seu território sagrado.

© theurbaninterior

Escritório, sala de estudos, espaço de criações, ateliê… chame-o como quiser, porém, mantenha ele de uma forma que te ajude a produzir e não o contrário. Organize suas coisas, deixe tudo o que for necessário para a realização de sua tarefa ao seu alcance. É a maneira mais prática de se arrumar esse espaço, sem falar que isso pode favorecer muito a sua fluidez mental na hora de executar tarefas importantes.

ADVERTISEMENT

Você seguiria as dicas da Marie Kondo de arrumação? Deixe seu comentário abaixo para que todos possam saber!!!

Ah, e não se esqueça de curtir a nossa página para poder ler mais histórias como essa!