X
    Categories: +Cotidiano+Família

Ter uma filha faz você gastar 30% mais dinheiro do que se tivesse um filho menino


Uma recente pesquisa feita pela Associação Brasileira de Educadores Financeiros trouxe à tona algo que pode nos fazer refletir:

ADVERTISEMENT

Ser mãe/pai de menina pode sair 30% a mais caro do que ser pai de menino!

E você sabe por quê? Porque as meninas são ensinadas desde muito pequenas a terem uma preocupação neurótica com a sua própria aparência, gastando muito mais dinheiro com cabelos, unhas, roupas, acessórios, itens de beleza e até mesmo procedimentos estéticos. Se você tem um filho menino, basta comprar três pares de roupa, um par de sapatos e um par de chinelos. Já uma menina exigirá de você um cuidado bem mais atento.

ADVERTISEMENT

Isso é uma consequência direta do sexismo. Diferenciamos pessoas pelo seu sexo e estabelecemos uma série de demandas essas pessoas terão de corresponder. No caso das mulheres, o imperativo de serem graciosas faz com que as meninas desde cedo gastem horrores de dinheiro com adornos variados.

ADVERTISEMENT

E se você ainda desconfia disso, pare um pouco e pense. Quantas variedades de produtos femininos existem nas lojas? Os setores femininos de roupas costumam ser muito maiores que os masculinos, e às vezes ocupam andares inteiros! Sem falar nos itens escolares. Há infinitas opções a mais para as meninas do que para os meninos.

ADVERTISEMENT


PEOPLEIMAGES / ISTOCK

Entre os 9 e os 12 anos, as meninas passam a se arrumar mais e a investir mais em produtos de beleza, geralmente recebendo o estímulo dos pais. Shampoos especiais, batons, cremes, brincos, perfumes – cada produto lança a menina a promessa de torná-la uma princesa como nos contos de fada.

ADVERTISEMENT

Há especialistas que contam que, além de mais numerosos, os produtos femininos costumam ser mais caros que os masculinos. Isso se deve em parte porque a demanda por tais produtos não é tão alta.

ADVERTISEMENT

Acima de tudo, se você quer ser pai ou mãe, isso já é um desafio, independentemente do sexo da criança. Mas, no caso de uma menina, é bom ter em mente não apenas o gasto a mais na sua criação, mas a necessidade de desencorajar-lhe o consumismo e de educar-lhe para que priorize outros aspectos de si e da vida que não somente o da beleza! Precisamos de mulheres mais fortes e auto-confiantes, que não sejam vítimas das mentiras da publicidade e dos ditames sociais! :)

ADVERTISEMENT

O que você achou deste artigo? Por favor, deixe seus comentários abaixo! E não se esqueça de seguir a nossa página para ler mais posts como este :)