X
    Categories: +Cotidiano

Um canal de Paris é drenado pela primeira vez em décadas, revelando alguns artefatos bizarros


O Canal de Saint-Martin, em Paris, é um dos canais mais antigos e bonitos da cidade.

ADVERTISEMENT

A construção do canal foi ordenada por Napoleão em 1802 para trazer água fresca para a cidade. Mas como a cidade cresceu o canal foi colocado sob imensa tensão…

Hoje, esse canal com 4,5 km de comprimento tornou-se também um dos percursos de água mais sujos da cidade.

ADVERTISEMENT

O canal foi limpo pela primeira vez em 2001, quando removeram mais de 40 toneladas de detritos. Muitas garrafas de vinho foram incluídas nesta conta. Mas o que encontraram além deste tipo de coisa, foi bastante chocante.

Milhares de artefatos foram enterrados no canal. Eles variavam de fascinantes a bizarros. As pessoas pareciam ter abandonado a bicicletas e ciclomotores no canal. Algumas delas foram lançadas recentemente, mas a maioria das coisas pareciam ser bem antigas.

ADVERTISEMENT

Esses artefatos eram em sua maioria objetos do cotidiano, mas carregavam um valor histórico. Para os trabalhadores que estavam limpando o canal, era como mergulhar no rico passado da cidade.

A limpeza foi testemunhada por muitos moradores da cidade. Eles simplesmente ficavam impressionados com a quantidade de quinquilharia que saía da água.

ADVERTISEMENT

Veja a força tarefa que foi montada e confira alguns objetos que foram retirados do canal. Tinha até itens colecionáveis (como moedas):

 

Antes de o canal ser drenado, os trabalhadores deslocaram mais de 4 toneladas de peixe para um local diferente. Entre os artefatos descobertos estavam alguns equipamentos de tecnologia mais recentes, como smartphones. Eles encontraram também algumas câmeras muito antigas. Objetos oriundos da Primeira Guerra Mundial também foram encontrados.

ADVERTISEMENT

 

Vídeo Recomendado: Segredos de realeza: 4 razões pelas quais Louis XIV era o rei mais fedorento de todos