X
    Categories: +Cotidiano

Você nunca deve arrancar a pelezinha das mãos!


Não se sabe ao certo o nome desses fiapos de pele que se confundem com as unhas, mas é certo que todo mundo os enfrenta e sabe o quanto eles podem ser chatos!

ADVERTISEMENT

Certamente, mais de uma vez, você caiu na tentação de arrancá-los, mas saiba desde já que isso é uma péssima ideia.  Isso porque eles não se separam facilmente da cutícula, de modo que você pode retirá-la junto com a pele do dedo. E isso dói horrores!

ADVERTISEMENT

Além disso, quando removemos essa pelezinha, removemos parte da camada que protege nossa pele das bactérias presentes no meio ambiente. Sem essa camada, os microorganismos terão acesso direto à derme e começarão a se alimentar e se reproduzir.

ADVERTISEMENT

Por que essas pelezinhas são criadas?

© Shutterstock

Uma das razões é devido a climas secos ou pele seca. Isso acontece porque a pele da cutícula é muito delicada, e a falta de umidificação faz com que as camadas se elevem, criando assim esses fiapos.

ADVERTISEMENT

Outra razão, embora pareça contraditória, é o excesso de umidade, manter as mãos úmidas por longos períodos de tempo ou a exposição a certos produtos químicos também causa fiapos.

As pessoas que têm o hábito de roer as unhas também acabam fazendo surgirem essas pelezinhas chatas, isso devido à constante exposição da cutícula à alcalinidade da saliva.

ADVERTISEMENT

 

Como eliminar uma pelezinha corretamente?

© wikiHow

Existem duas maneiras de eliminá-las. A primeira é mergulhar as pontas dos dedos em água morna por alguns minutos, o que ajudará a desinfetar e suavizar a pele. Então você deve lavar as mãos com um sabão antibacteriano, de preferência com água morna também. Com a ajuda de uma tesoura desinfetada, corte o fiapo e aplique álcool.

ADVERTISEMENT

A segunda opção é deixá-lo nas mãos de um profissional. Visite sua manicure de confiança: ela saberá a maneira correta de lidar com esse aborrecimento.

O que fazer se o dedo estiver inflamado por causa de um fiapo?

© shutterstock

Primeiro, desinfete o dedo. Mergulhe as mãos na água morna e espera. Isso aliviará a dor da inflamação pelo menos um pouquinho.

ADVERTISEMENT
IStock

Repita o procedimento de mergulhar o dedo em água morna por 15min todos os dias. Quando a inflamação tiver diminuído, aplique um pouco de antibiótico e então remova o fiapo com a ajuda de uma tesoura devidamente esterilizada, tentando não ferir a área inflamada. Finalmente aplique hidratante rico em vitamina E e algum bactericida.

ADVERTISEMENT

Como evitar os fiapos?

IStock

Se for devido à secura, é conveniente usar cremes hidratantes nas mãos.

No caso contrário, o uso das luvas certas pode mantê-las secas e fora de perigo.

ADVERTISEMENT

Finalmente, se for uma questão de roer as unhas, tudo o que você precisa fazer é abandonar o hábito.

 

O que você acha deste artigo? Por favor, deixe seus comentários abaixo!Não se esqueça de curtir a página para ler mais matérias como esta! :=) 

ADVERTISEMENT

 

Deve-se notar que este artigo é apenas para fins informativos, e que em nenhum momento deve ser considerado como aconselhamento médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Nunca pare de procurar aconselhamento médico.

 

ADVERTISEMENT

Vídeo recomendado!

Saiba Mais Sobre A Psoríase Sintomas E Fatores De Risco